Presidente do Egito diz que Israel foge dos esforços de cessar-fogo em Gaza
Israel e Egito trocaram acusações pela responsabilidade do fechamento da passagem de Rafah
Israel continua a se esquivar dos esforços para alcançar um cessar-fogo na guerra com o Hamas em Gaza, disse o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, cujo país tem feito mediação no conflito, aos líderes árabes em uma cúpula em Manama nesta quinta-feira (16).
Sisi acrescentou que Israel está realizando suas operações militares em Rafah, cidade da fronteira sul entre o Egito e Gaza, e usando a passagem de fronteira da cidade do lado palestino “para apertar o cerco ao enclave”.
Israel e Egito trocaram acusações pela responsabilidade do fechamento da passagem, que tem sido uma rota vital para ajuda ao território costeiro, onde uma crise humanitária se aprofundou e pessoas correm o risco de passar fome.
Israel disse na terça-feira (14) que cabia ao Egito reabrir a passagem de Rafah e permitir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, levando o Cairo a denunciar o que descreveu como “tentativas desesperadas” de transferir a culpa pelo bloqueio da ajuda.
“Concluímos que Israel continua a fugir de suas responsabilidades e evita os esforços feitos para chegar a um cessar-fogo”, disse Sisi.
“Aqueles que pensam que soluções militares e de segurança são capazes de garantir interesses ou alcançar a segurança (estão) delirando”, acrescentou Sisi.