Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Primeiro-ministro da Grécia se prepara para mudar ministros após protestos

    Kostis Hatzidakis deve anunciar remodelação no sábado (15)

    Renee Maltezouda Reuters , em Atenas

    O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, anunciará uma remodelação de seu gabinete nos próximos dias, disseram cinco autoridades do governo à Reuters nesta quinta-feira (13), enquanto ele busca reforçar o apoio após protestos em massa sobre um acidente mortal de trem em 2023.

    Espera-se que Mitsotakis substitua o ministro das Finanças, Kostis Hatzidakis, segundo quatro das autoridades. O ministro dos Transportes, Christos Staikouras, também deixará o cargo e um vice-ministro provavelmente será encarregado de supervisionar a reforma das ferrovias da Grécia, disse outra fonte.

    A remodelação, que é esperada para sábado (15), ocorre semanas depois de centenas de milhares de pessoas terem ido às ruas exigindo justiça pelo pior desastre ferroviário da Grécia, no qual 57 pessoas morreram, a maioria delas estudantes.

    Foi o maior protesto da Grécia em anos e abalou o governo de centro-direita de Mitsotakis, que caiu nas pesquisas de opinião. Na semana passada, o governo sobreviveu a um voto de desconfiança sobre o assunto.

    O governo prometeu reformar as ferrovias quando vencesse a reeleição em 2023, após o acidente, mas o progresso tem sido lento.

    As lacunas de segurança que causaram o acidente não foram preenchidas dois anos depois, um inquérito estadual descobriu no mês passado, e ninguém foi condenado pelo acidente. Uma investigação judicial separada está em andamento e deve ser concluída este ano.

    Tópicos