Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Proibição do TikTok nos EUA: entenda próximos passos do projeto de lei

    Após a aprovação rápida pela Câmara, a empresa tem mais chances de bloquear a legislação no Senado

    Prédio do TikTok na Califórnia
    Prédio do TikTok na Califórnia 26/04/2023 REUTERS/Mike Blake

    Brian Fungda CNN

    Após a aprovação extremamente rápida pela Câmara dos Estados Unidos de um projeto de lei que pareceu pegar o TikTok de surpresa, a empresa tem mais oportunidades de bloquear a legislação no Senado.

    “O Senado não age rapidamente”, escreveu Paul Gallant, analista político da empresa de pesquisa de mercado Cowen Inc., em nota de pesquisa na tarde de quarta-feira (13). “Quanto mais demorar, mais tempo para o TikTok e seus aliados conquistarem os senadores.”

    A eleição de 2024 pode dificultar a aprovação de legislação, reconheceu o deputado republicano de Wisconsin Mike Gallagher, um dos arquitetos do projeto, aos repórteres na quarta-feira.

    Mesmo assim, escreveu Gallant, os senadores poderiam tentar incluir a proposta em um projeto de lei de gastos com defesa que deve ser aprovado no final do ano, após a eleição.

    “Continuamos vendo a aprovação de um projeto de lei de proibição do TikTok em 2024 como mais provável do que não”, escreveu Gallant. “Isso prepararia o terreno para uma luta judicial de um a dois anos com base na Primeira Emenda.”

    Na quarta-feira anterior (6), o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse apenas que revisaria o projeto da Câmara quando ele chegasse ao Senado.

    O presidente Joe Biden disse que assinaria o projeto de lei se chegasse à sua mesa.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original