Conheça as propostas do candidato socialista à prefeitura de Nova York
Zohran Mamdani é favorito para conquistar cargo, mas entrou em atrito com governo de Donald Trump

Zohran Mamdani é o favorito para a eleição para prefeito de Nova York nesta terça-feira (4), segundo as pesquisas mais recentes. Autointitulado socialista democrático, ele foca em um projeto para diminuir o custo de vida na cidade.
As propostas do candidato do Partido Democrata incluem um plano para criar o primeiro programa universal de creche da cidade de Nova York, tornar os ônibus municipais gratuitos e congelar o aluguel para 1 milhão de inquilinos com aluguel estabilizado na cidade.
Ele também propôs um imposto sobre os moradores mais ricos e um aumento na alíquota do imposto corporativo municipal para financiar suas ideias políticas.
Entretanto, Mamdani precisaria da aprovação da Assembleia Legislativa do estado e do governador para qualquer aumento de impostos.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, que declarou apoio a ele, afirmou que não aceitará um aumento de impostos.
Saiba mais sobre algumas propostas de Zohran Mamdani abaixo.
Creche universal
O custo de creches atingiu níveis críticos na cidade de Nova York, uma das mais caras do mundo.
A proposta de Mamdani implementaria creches gratuitas para todas as crianças com idades entre 6 semanas e 5 anos, além de expandir os programas pré-escolares e de educação infantil já existentes, lançados durante a gestão de Bill de Blasio.
Mamdani pretende financiar sua proposta tributando pessoas de alta renda e grandes empresas.
Ônibus rápidos e gratuitos
Mamdani fez dos ônibus um ponto central de sua campanha, propondo expandir um programa piloto implementado durante a pandemia e eliminar as tarifas em todos os ônibus da cidade.
Ele também propôs a expansão das faixas exclusivas para ônibus, visando agilizar o tráfego.
A gratuidade dos ônibus seria financiada pelo aumento da alíquota do imposto de renda estadual para empresas, bem como do imposto de renda para nova-iorquinos que ganham mais de US$ 1 milhão por ano.
Supermercados administrados pela cidade
Zohran Mamdani também gostaria de criar cinco supermercados subsidiados pelo governo, um em cada distrito da cidade de Nova York.
Essa é uma das ideias mais controversas do democrata. Críticos comparam esse plano ao racionamento de alimentos imposto pelo governo soviético.
Mamdani, que se refere ao seu plano como uma “opção pública para produtos agrícolas”, afirmou que as lojas ajudariam a combater o aumento dos preços dos alimentos, utilizando terrenos da cidade para as lojas, comprando alimentos a preços de atacado e não cobrando impostos sobre a propriedade dos proprietários.


