Público poderá visitar túmulo do papa Francisco a partir de domingo (27)
Pontífice será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore no sábado (26) às 5h, no horário de Brasília

Os fiéis poderão visitar o túmulo do papa Francisco a partir do próximo domingo (27), na Basílica de Santa Maria Maggiore. O funeral e enterro do pontífice acontecerá no sábado (26) às 10h, no horário local (5h de Brasília).
Até sexta-feira (25) é realizado o velório aberto ao público. Segundo o Vaticano, mais de 60 mil pessoas já prestaram homenagens ao papa até o momento.
Nesta quinta-feira (24), a Santa Sé divulgou uma foto de como será o túmulo de Francisco. Ele será feito em mármore e trará apenas a inscrição “FRANCISCUS” e a reprodução de sua cruz peitoral.
O local da sepultura do Papa foi preparado em um nicho da nave lateral da Basílica, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, e está localizada próximo ao Altar de São Francisco.
Papa pediu túmulo simples em testamento
No testamento do papa Francisco, assinado em 29 de julho de 2022, o pontífice buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.
Ele expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.
Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.
“Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o documento.
Morte do papa Francisco
O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu a liderança da Igreja Católica em março de 2013.
Ele marcou a história da instituição como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado na segunda-feira (21).
Cardeais de todo o mundo se dirigem agora a Roma e ao Vaticano para participar do conclave, a eleição secreta que elegerá o próximo papa. Isso deve ocorrer no início de maio.
Os clérigos relembraram o pontificado de Francisco, destacando sua “humildade e bravura”.