Putin diz que Nobel da Paz já foi dado para pessoas “que não fizeram nada”
Líder do Kremlin também elogiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que ele “faz muito pela paz”
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (10) que “houve casos em que o Comitê concedeu o Prêmio Nobel da Paz a pessoas que nada fizeram pela paz”, horas depois de o Comitê Norueguês anunciar sua decisão de conceder o prêmio à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado.
“Na minha opinião, essas decisões prejudicaram muito o prestígio do prêmio”, acrescentou Putin, um dos poucos aliados de Nicolás Maduro, em uma coletiva de imprensa no Tajiquistão.
Putin também elogiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “faz muito pela paz”, citando o cessar-fogo no Oriente Médio como um exemplo claro, mas afirmou que não cabe a ele decidir se é digno ou não de um Prêmio Nobel da Paz.
O Comitê Norueguês do Nobel declarou que o prêmio foi concedido à María Corina Machado, “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
A organização optou por se concentrar na Venezuela neste momento, em um ano dominado pelas repetidas declarações públicas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que ele merece o Prêmio Nobel da Paz.
Trump tem se empenhado na resolução de diferentes conflitos pelo mundo, entre eles a guerra na Ucrânia, que começou após a invasão da Rússia no país.
Em agosto, o presidente americano se encontrou com Putin no Alasca para discutir um fim para conflito que já dura mais de três anos.
Em diferentes ocasiões, Trump repetidamente argumentou que deveria ganhar o prêmio, inclusive ao discursar na Assembleia Geral da ONU em 23 de setembro.
Especialistas acreditam que ele não ganhou a premiação deste ano por “estar afetando a ordem mundial internacional, prezada pelo comitê que escolhe o vencedor.”
Pelo menos 338 nomes foram indicados ao prêmio de 2025, sendo 244 indivíduos e 94 organizações, a lista permanecerá em siglo por 50 anos.
*Com informações da CNN em Espanhol


