Putin e Xi Jinping devem se reunir no Uzbequistão nesta quinta-feira (15)
Líderes estão em Samarcanda para participar de uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai
O presidente russo, Vladimir Putin, planeja se encontrar com o líder chinês Xi Jinping no Uzbequistão, no início da tarde desta quinta-feira (15), conforme mostrou uma programação distribuída pela delegação russa à mídia.
Os dois líderes estão em Samarcanda para participar de uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai, um grupo de segurança regional.
Eles também realizarão uma reunião de três vias com o presidente da Mongólia, Ukhnaa Khurelsukh.
Separadamente, o governo uzbeque declarou que Putin também se encontraria com líderes iranianos, quirguizes, paquistaneses, turcomenos e uzbeques.
Na sexta-feira (16), Putin deve se encontrar com os líderes do Azerbaijão, Índia e Turquia.
Putin e Xi planejam discutir a Ucrânia e Taiwan. O Kremlin diz que o encontro tem um “significado especial” dada a situação geopolítica.
Xi deixou a China pela primeira vez em mais de dois anos para a viagem, que acontece apenas um mês antes de consolidar seu lugar como o líder chinês mais poderoso desde Mao Zedong.
O aprofundamento da parceria entre China e Rússia é um desenvolvimento geopolítico que o Ocidente está observando com ansiedade. A organização que organização a reunião amplia o público de Pequim e Moscou para países que representam metade da população mundial.