Putin joga com incertezas na política internacional, avalia cientista política

Natali Hoff afirmou, em entrevista à CNN, que cenários estadunidense e europeu podem estar relacionados à estratégia russa

Duda Cambraiada CNN*Renata Souzada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Um dos personagens principais da crise em andamento no Leste Europeu, o presidente russo, Vladimir Putin, pode estar aproveitando de um momento político instável no cenário global, segundo a avaliação da mestre em Ciência Política Natali Hoff, em entrevista à CNN.

“Ele [Putin] joga com essa importância energética e geopolítica russa e também com essa instabilidade na liderança, esse momento de incerteza da própria política internacional como um todo”, afirmou.

Segundo a especialista, essas incertezas perpassam o contexto estadunidense – que envolve a recém saída do Afeganistão e um enfraquecimento causado pelo mandado do ex-presidente Donald Trump – e europeu – com o Brexit, a transição de governo na Alemanha e as eleições na França.

Dadas as circunstâncias, a cientista política avalia que as sanções estabelecidas pelo Ocidente podem não serem suficientes para impedir uma investida militar russa na Ucrânia.

“Nesse momento o que o Putin tem é a construção de uma economia que, por conta já da existência de sanções pregressas, ela acaba sendo mais resistente às sanções”, explicou.

Além das experiências anteriores, a especialista argumenta que a aplicação de sanções na Rússia é complexa, devido às capacidades energéticas do país e a sua influência na precificação de diversos produtos.

 

*Sob supervisão de Layane Serrano

Mais Recentes da CNN