Putin promete resposta rápida caso Europa provoque a Rússia

"Se alguém ainda tiver vontade de competir conosco na esfera militar, como dizemos, sinta-se à vontade, deixe-o tentar", disse presidente russo

Vladimir Soldatkin, da Reuters, em Sóchi, Rússia
Presidente russo, Vladimir Putin18/08/2025Sputnik/Vyacheslav Prokofyev/Pool via REUTERS  • Sputnik/Vyacheslav Prokofyev/Pool via REUTERS
Compartilhar matéria

O presidente russo Vladimir Putin disse, nesta quinta-feira (2), que a Rússia responderá rapidamente se achar que a Europa a está provocando e disse que quase toda a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está lutando contra a Rússia.

A guerra na Ucrânia, a mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra, desencadeou o maior confronto entre a Rússia e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.

Putin disse que as forças russas estavam avançando por toda a frente na Ucrânia. "Todos os países da Otan estão lutando conosco", disse Putin.

Os membros da Otan, disse ele, estavam fornecendo inteligência, armas e treinamento à Ucrânia. Caso a Europa provocasse a Rússia, disse ele, a resposta seria rápida.

"Se alguém ainda tiver vontade de competir conosco na esfera militar, como dizemos, sinta-se à vontade, deixe-o tentar", disse Putin. "As contramedidas da Rússia não tardarão a chegar", completou.

Putin rejeitou as alegações do presidente dos EUA, Donald Trump, de que a Rússia era "um tigre de papel", dizendo que a Rússia tinha o Exército mais capaz do mundo.

"Se a Rússia é 'tigre de papel', o que é a Otan?", perguntou o líder russo, e completou: "Então, lide com o 'tigre de papel'."