Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin reúne governo nesta quinta para discutir como minimizar impacto das sanções

    Porta-voz do Kremlin disse que Estados Unidos declararam guerra econômica contra a Rússia, que enfrenta sua mais grave crise desde a queda da União Soviética

    Da Reuters

    O presidente russo, Vladimir Putin , realizará uma reunião com membros de seu governo nesta quinta-feira (10). O objetivo é discutir medidas para minimizar o impacto das sanções sobre a economia russa, disse o Kremlin em comunicado.

    O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, nesta quarta-feira (9), que os Estados Unidos declararam “guerra econômica” à Rússia. Ele classificou as sanções aplicadas pelo Ocidente como um ato hostil, que agitou os mercados globais.

    A economia da Rússia está enfrentando a crise mais grave desde a queda da União Soviética em 1991.

    Nesta terça-feira (8), os Estados Unidos anunciaram que vão banir a importação de petróleogás natural e carvão da Rússia.

    “Vemos que a situação nos mercados de energia está se desenvolvendo de forma bastante turbulenta – e não sabemos até onde essa turbulência irá”, disse Peskov.

    Ele se recusou a descrever a natureza exata da resposta da Rússia.

    A tentativa do Ocidente de cortar a Rússia – um dos maiores exportadores mundiais de petróleo, gás e metais – atingiu os mercados de commodities e aumentou o espectro da inflação em espiral em todo o mundo.

    A sanção mais recente dos Estados Unidos foi anunciada pelo presidente Joe Biden em discurso na Casa Branca. Ele disse essa era mais uma tentativa de impactar a economia russa devido à guerra na Ucrânia.

    “Hoje, estou anunciando que os Estados Unidos estão mirando na principal artéria da economia da Rússia. Estamos proibindo todas as importações de petróleo, gás e energia russos”, informou o presidente durante o pronunciamento na Casa Branca.

    “Isso significa que o petróleo russo não será mais aceitável nos portos dos EUA e o povo americano dará outro golpe poderoso na máquina de guerra de Putin“, adicionou.

    Biden afirmou que a decisão foi tomada após consultar aliados, como países da União Europeia – que não aderiram ao banimento -, e entende que este movimento pode aumentar o preço dos combustíveis no mundo, inclusive nos EUA.

    “Nós entendemos que a guerra de Putin está causando danos e elevando preços, mas isso não é desculpa para que as empresas explorem os consumidores americanos. Este não é o momento de obter lucro em cima da situação”, pontou, acrescentando que as empresas que “estão saindo da Rússia estão dando exemplo para outras”.

    O presidente russo, Vladimir Putin , disse que a “operação militar especial” é essencial para garantir a segurança russa depois que os Estados Unidos ampliaram a aliança militar da Otan para as fronteiras da Rússia e apoiaram líderes pró-ocidentais em Kiev.

    A Ucrânia diz que está lutando por sua existência e os Estados Unidos, e seus aliados europeus e asiáticos condenaram a invasão russa.