Putin “sabe o que é um acordo justo”, diz Trump

Presidente dos EUA pressiona pelo fim da guerra na Ucrânia e ameaçou impor tarifas

Da CNN Brasil
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump  • REUTERS
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (14) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sabe o que é um acordo justo para a guerra da Ucrânia e destacou que ambos conversam "muito" sobre o conflito.

O líder americano também afirmou a repórteres que Putin "enganou muita gente". O comentário foi feito ao lado do secretário-geral da Otan, a aliança militar ocidental, Mark Rutte, no Salão Oval da Casa Branca.

"Falo muito com ele sobre como fazer isso [acordo de paz]. E sempre desligo e digo: 'Bem, foi um telefonema legal'. E então mísseis são lançados contra Kiev ou alguma outra cidade, e eu digo que isso era estranho. E depois que isso acontece três ou quatro vezes, você diz que a conversa não significa nada", pontuou Trump.

"Ele [Putin] enganou muita gente antes de Bush, enganou muita gente, enganou Clinton, Bush, Obama, Biden. Ele não me enganou", adicionou.

O presidente dos EUA também ameaçou impor sanções à Rússia e a compradores de produtos russos, a menos que a Rússia chegue a um acordo de paz em 50 dias.

"Vamos aplicar tarifas muito severas se não tivermos um acordo em 50 dias. Tarifas em torno de 100%, você as chamaria de tarifas secundárias. Você sabe o que isso significa", comentou.

*com informações da Reuters