Trump diz que Irã seria "estúpido" se voltar a enriquecer urânio
Presidente dos EUA disse que Teerã "apanhou muito por uma boa razão"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (27) que o Irã teria que ser estúpido para voltar a enriquecer urânio.
"O Irã apanhou muito por uma boa razão", disse Trump à imprensa ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de negociarem um acordo entre a União Europeia e os EUA.
O presidente americano também afirmou que a Venezuela continua sendo um problema para os EUA por supostamente enviar imigrantes e drogas para o país.
O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, disse na quinta-feira (24) que o país está pronto para retomar as negociações nucleares com os Estados Unidos, desde que alguns princípios sejam respeitados.
O diplomata iraniano afirmou que as negociações podem ser retomadas desde que os direitos de Teerã sob o Tratado de Não Proliferação Nuclear sejam reconhecidos, que Washington estabeleça confiança com Teerã e garanta que as negociações não levarão a uma nova ação militar.
No final de junho, o governo dos EUA discutiu a possibilidade de ajudar o Irã a acessar até US$ 30 bilhões para construir um programa nuclear de produção de energia civil, aliviar sanções e liberar bilhões de dólares em fundos iranianos restritos, de acordo com quatro fontes da CNN.
*Com informações da Agência Estado


