Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem é Carlo Acutis, o jovem “influencer de Deus” que vai virar santo

    Morto em 2006 aos 15 anos vítima de uma leucemia, "o primeiro beato de calça jeans e tênis" tem a ele atribuído um milagre feito em Campo Grande, no Brasil

    Da CNN

    O Vaticano anunciou, nesta quinta-feira (23), que o papa Francisco atribuiu um segundo milagre ao adolescente italiano Carlo Acutis, conhecido como o “influenciador de Deus”.

    A medida abre caminho para que ele se torne o primeiro santo da geração Millennial.

    Mas, afinal, quem é Carlo Acutis?

    Morto em 2006 aos 15 anos vítima de uma leucemia, Acutis foi beatificado em outubro de 2020 – sendo chamado de “o primeiro beato de calça jeans e tênis”.

    Ele nasceu em Londres, viveu a maior parte da vida entre as cidades italianas de Milão e Assis, e morreu em Monza.

    Acutis foi beatificado após a Igreja Católica reconhecer um milagre atribuído a ele verificado no Brasil, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, apesar dele nunca ter vindo ao país.

    Uma criança com uma doença rara congênita teria se curado depois que o avô tocou as roupas do jovem expostas em uma paróquia de Campo Grande.

    Considerado “ciberevangelista” e “padroeiro da internet”, Carlo Acutis é associado à internet porque usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto.

    “Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020”, relata o site do Vatican News.

    “Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, disse o bispo Dom Domenico Sorrentino, ao Vatican News, site de notícias do Vaticano.

    Nesta quinta (23), o papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a Acutis.

    A atribuição de um segundo milagre significa que ele pode agora ser elevado à santidade, mas o Vaticano ainda não decidiu quando isso acontecerá.

    O pontífice convocou um Consistório (encontro com cardeais) que definirá os termos para a canonização de quatro beatos, incluindo o “influencer de Deus”.

    A liturgia da Igreja Católica Romana afirma que somente Deus realiza milagres, mas que os santos que se acredita estarem com Deus no céu intercedem em nome das pessoas que oram a eles. Um milagre geralmente é a cura clinicamente inexplicável de uma pessoa.

    Devido ao seu “importante papel na evangelização através da internet”, Acutis foi nomeado patrono da Jornada Mundial da Juventude do ano passado, em Lisboa, disseram os organizadores do evento.

    * Com informações da CNN Internacional e Reuters