Quem é Kathy Hochul, a primeira mulher da história a governar Nova York

Hochul tem uma carreira pautada principalmente nos direitos das mulheres

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 A vice-governadora de Nova York, Kathy Hochul, 62 anos, se prepara para assumir até 2022 o cargo que foi deixado por Andrew Cuomo. Será a primeira vez que o estado terá uma mulher como governadora. 

 Hochul tem uma carreira majoritariamente local, com uma rápida passagem pelo Congresso americano. Progressista, ela foi vereadora da cidade de Hamburg durante 14 anos e depois assumiu uma secretaria de um condado do estado. 

Ela é a vice-prefeita de Nova York desde 2015, sempre ao lado de Cuomo. Tradicionalmente, o vice é considerado uma figura fraca na política da cidade, o que facilita  a tentativa de Hochul em descolar a sua imagem da de seu antecessor. 

Com uma carreira pautada principalmente nos direitos das mulheres, Kathy Hochul fundou com a mãe uma iniciativa para acolher mulheres que são vítimas de violência doméstica. 

 

Em uma coletiva de imprensa que aconteceu nesta quarta-feira (10), Hochul afirmou que está pronta para assumir o cargo e que a administração dela “não terá espaço para nenhum tipo de comportamento tóxico”. 

Sobre o caso de Andrew Cuomo, Kathy Hochul afirmou que acreditava nas denúncias do relatório e acrescentou que o comportamento do então governador havia sido “repulsivo”. Ela reforçou, ainda, que “a saída de Cuomo foi a coisa certa a fazer”. 

Andrew Cuomo renunciou ao cargo de governador de Nova York após ter sido acusado de assédio sexual por 11 mulheres.  

 

Publicado por Evandro Furoni

Kathy Hochul em coletiva
Foto: Reprodução / CNN

Mais Recentes da CNN