Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem é Rishi Sunak, o próximo primeiro-ministro do Reino Unido

    Sunak tem experiência no combate à crise econômica, tendo guiado o Reino Unido na pandemia de Covid-19 e se posicionado como o candidato das “finanças sólidas”

    Ivana KottasováLuke McGeeda CNN

    Apenas sete semanas atrás, parecia que tudo poderia estar acabado para Rishi Sunak.

    O ex-chanceler fez uma aposta de alto risco e perdeu. Ele lançou um ataque que ajudou a acabar com a liderança de Boris Johnson, se apresentou como seu substituto, mas acabou ficando em segundo lugar atrás de Liz Truss. Admitindo a derrota, ele se retirou para as bancadas parlamentares.

    Mas em um sinal de quão imprevisível a política britânica se tornou, Sunak agora vence a liderança para substituir Truss, que renunciou na semana passada.

    Ele se torna a primeira pessoa não branca a liderar o Reino Unido – e aos 42 anos, também a pessoa mais jovem a assumir o cargo em mais de 200 anos.

    Sunak, cujos pais vieram da África Oriental para o Reino Unido na década de 1960, é descendente de indianos. Seu pai era um médico local, enquanto sua mãe administrava uma farmácia no Sul da Inglaterra, algo que Sunak diz que deu a ele seu desejo de servir ao público.

    Ele tem experiência no combate à crise econômica, tendo guiado o Reino Unido na pandemia de Covid-19 e se posicionado como o candidato das “finanças sólidas”.

    Mas Sunak enfrentou críticas por ser elitista, tendo estudado nas exclusivas universidades Winchester College, Oxford e Stanford. Ele é conhecido por seu gosto caro pela moda e trabalhou para bancos e fundos de hedge, incluindo Goldman Sachs.

    Sunak também foi examinado sobre os acordos fiscais de sua esposa Akshata Murty, filha de um bilionário indiano.

    No início deste ano, Sunak e Murty apareceram na lista de ricos do Sunday Times das 250 pessoas mais ricas do Reino Unido. O jornal estimou seu patrimônio líquido conjunto em £ 730 milhões (US$ 826 milhões).

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original