"Quente ao toque": Trump manda pintar muro com México para aumentar calor
Secretária dos EUA comemorou medidas contra imigração na região de fronteira

O governo Trump anunciou, nesta quarta-feira (20), que o muro que separa a fronteira entre EUA e México deve ser pintado de preto para aumentar o calor na superfície. "Tão quente ao toque que imigrantes ilegais nem tentarão", disse a secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, em uma publicação nas redes sociais.
Noem comemorou sete meses da gestão Trump à frente da Casa Branca e destacou medidas do governo americano para enfrentar o que ela chamou de "pior crise da fronteira da história". "Este muro faz parte da diferença. Alto demais para escalar. Estreito demais para passar", acrescentou.
"Ele serve como escudo e símbolo: um monumento ao compromisso inabalável do presidente Trump com este país e com a segurança do povo americano".
Today marks seven months of @POTUS Trump’s second term. When we got to work, America faced the worst border crisis in history. Today, that crisis isn’t just under control— it’s been obliterated.
This wall is part of the difference. Too high to climb. Too narrow to squeeze… pic.twitter.com/PoVvfwxNe6
— Kristi Noem (@KristiNoem) August 20, 2025
Em julho deste ano, a Casa Branca anunciou a construção de um muro secundário para reforçar a cerca de malha de aço ao longo da fronteira com o México.
A medida visava "fechar lacunas críticas" da fronteira e aprimorar operações de segurança na divisa dos países.
O conjunto de ações visam cumprir promessas de campanha de Trump, além de demonstrar uma postura firme em relação a questão migratória. Medidas incluem blitz, reforço das regiões de fronteira, além de medidas controversas para deportação em massa.
O governo Trump também abriu um novo centro de detenção nos EUA específico para imigrantes.
Localizado na Flórida, o local apelidado de "Alcatraz dos Jacarés" tem capacidade para 5 mil pessoas enquanto aguardam pelo processo de deportação. Construída em um local estratégico nos pântanos de Everglades, na Flórida, a prisão é considerada praticamente "inescapável", já que é rodeada de jacarés.