Quer encontrar a família no final de ano? Médica recomenda quarentena de 14 dias

Leana Wen, analista médica da CNN, recomenda que se evite os encontros presenciais e as viagens, mas dá orientações para quem precisa se deslocar

Família reunida em torno de árvore de Natal
Família reunida em torno de árvore de Natal Foto: Imagem de Ragy Sabry por Pixabay

Katia Hetter, da CNN

Ouvir notícia

Enquanto casos do novo coronavírus surgem ao redor dos Estados Unidos em consequência do final de semana do feriado do Dia de Ação de Graças, especialistas preveem um crescimento exponencial de infecções e mortes pela Covid-19 conforme o país passe a comemorar os feriados de dezembro.

O melhor presente que você pode dar para a sua família no Natal é ficar em casa para os feriados, de acordo com a médica Leana Wen, analista médica da CNN, médica intensivista e professora visitante da Universidade George Washington.

Se você precisa visitar a sua família para essa temporada de feriados, o jeito mais seguro é fazer uma quarentena de 14 dias para evitar passar coronavírus para seus entes queridos. Para pessoas que comecem a viajar uma semana antes do Natal, suas duas semanas começam… agora.

Assista e leia também:

OMS diz que ‘aposta mais segura’ é renunciar às festas de Natal e ano-novo
Mercado teme que novo fechamento da economia afete retomada
Na Irlanda, Papai Noel é trabalhador essencial e poderá transitar pelas casas

Você ouviu recomendações sobre quarentenas de que elas são entre sete e 10 dias de duração, certo? Leia mais. A Dra. Wen tem outras orientações.

CNN: Qual seu conselho para pessoas que queiram ver seus familiares no Natal?

Leana Wen: Coronavírus está crescendo com uma velocidade crescente ao redor do país. Em novembro, os Estados Unidos tiveram mais de 4 milhões de novos casos de Covid-19. Esse número vai ser muito maior em dezembro. 

Os hospitais já estão sobrecarregados. Um em cada cinco hospitais relatam que eles estão com falta crítica de trabalhadores de saúde.

Nós precisamos da ajuda de todos para ajudar a achatar de novo a curva e evitar um colapso do nosso sistema de saúde. Agora é a hora que nós devemos buscar reduzi-la e eu seriamente encorajaria as pessoas a não viajarem para ver seus parentes queridos para o Natal.

Se você tiver amigos ou família que vivam próximos a você, vocês podem encontrar uns aos outros em espaços abertos, se os membros de casas diferentes estiverem espaçados por ao menos 1,8 metro o tempo todo. Não compartilhe bebidas ou comida.

Eu sei que encontros fora de casa podem ser muito difíceis para várias pessoas, especialmente com o tempo frio chegando (a Dra. Wen fica nos Estados Unidos, onde é inverno nesta época do ano). Se você quiser fazer esse encontro dentro das casas, há um jeito seguro de fazê-lo: Todo mundo precisa de uma quarentena de 14 dias.

Isso não é possível para muitas pessoas — nesse caso, por favor adie sua reunião para depois desse Natal.

CNN: O que dizer sobre as novas orientações do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, na sigla em inglês) que dizem que você precisa apenas fazer a quarentena por 10 dias? Eu ouvi que você pode ser testado após sete dias.

Wen: O período de incubação do novo coronavírus é de até 14 dias. É por isso que o jeito mais seguro de fazer isso é a quarentena de 14 dias e ser testado. O CDC apenas mudou as orientaçõe para dizer que a ampla maioria das infecções pelo novo coronavírus serão detectadas em dez dias.

Alguns casos, no entanto, não serão. É por isso que a quarentena de 14 dias é ainda a escolha mais segura — embora 10 dias sejam provavelmente muito mais práticos para a maioria das pessoas. 

Em relação ao teste, a maioria testa positivo entre cinco e sete dias. Um teste após sete dias não é tão bom quanto uma quarentena completa de 14 dias — mas se você tiver acesso pronto a um teste e apenas não puder fazer a quarentena completa de 14 dias ou a de dez dias, esse é um protocolo aceitável.

CNN: O que ‘quarentena’ significa?

Wen: Uma quarentena significa que você deve reduzir o risco de todos os jeitos possíveis. Significa não ficar em locais fechados com outras pessoas que não moram na sua casa. Você não deve estar indo para o trabalho e as crianças não devem estar indo para a escola ou creche. Você deve ainda tentar fazer suas compras por entregas, se isso for possível, para reduzir a sua exposição. Definitivamente, não ir em restaurantes, bares ou academias.

Isso é particularmente importante se você pretende se juntar a pessoas que sejam do grupo de risco, por exemplo, parentes mais velhos ou aqueles que estejam em condições delicadas de saúde.

No entanto, por favor, lembre que ninguém está imune ao novo coronavírus. Mesmo aqueles que são jovens ou em geral, que são saudáveis, podem ficar muito doentes. E todos podem acabar contraindo a Covid-19 e passando a doença para outras pessoas.

CNN: E viajar? É arriscado? E quanto eu devo me testar antes de viajar?

O jeito mais seguro de viajar enquanto perdurar o risco da Covid-19 é dirigindo. Se for apenas você e as pessoas que vivem com você em um carro, especialmente se você não for fazer paradas, é seguro.

Se você precisar fazer paradas, garanta que você encontre um local que seja menos aglomerado, fique o mínimo de tempo possível e use uma máscara cirúrgica de três camadas, que cobra seu nariz e sua boca completamente.

Viagem de avião há algum risco. O tempo do vôo em si, na verdade, tem pouco risco, uma vez que há ar fresco circulando e aviões tem filtros de ar de boa qualidade.

No entanto, há outros riscos para acrescentar: Aguardar em lugares pouco ventilados, embarcar no avião enquanto a filtragem ainda não está funcionando, sentar nas áreas lotadas do aeroporto, e mesmo o trânsito de ir e vir do aeroporto. 

Assista e leia também:

Shoppings terão Papai Noel virtual por causa da pandemia da Covid-19
Reino Unido libera festas de Natal em família, mas com restrições
Natal no Rockefeller Center, em NY, será diferente este ano; veja as mudanças

Você pode reduzir seu risco fazendo o seu melhor para manter o distanciamento social e sempre usando uma boa máscara (um face shield por cima da máscara pode ajudar também), mas haverá algum risco.

Se você vai dirigir para encontrar seus familiares, você deve receber o resultado do teste antes de sair. Dessa forma, se for positivo, você deve ficar em casa. Garanta que faça quarentena depois de receber seu resultado, também; senão, você pode ainda pegar o novo coronavírus entre o momento do teste e a partida.

Por causa do quão crescente a pandemia está nesse momento, eu consideraria que viajar de avião é um risco alto demais e que a quarentena e um teste negativo antes não são suficientes para encontros seguros dentro de casa com outras pessoas no seu local de destino.

Por essa razão, eu recomendo contra avião, trens ou ônibus para encontrar seus familiares nesse natal — mesmo se você seguir todos os protocolos de segurança durante a travessia, ainda haverá um risco de contrair a Covid-19 e passá-la para outros que você passe tempo junto em locais fechados.

CNN: E a vacina contra a Covid-19? Eu posso me vacinar antes de viajar?

Wen: Há ótimas notícias a respeito da vacina contra a Covid-19. Há duas vacinas que aparentam ser seguras e muito efetivas.

É provável que elas recebam a autorização de uso emergencial por parte do FDA (Administração de Comida e Drogas, o equivalente à Anvisa nos EUA, na sigla em inglês) em torno da metade de dezembro, e o primeiro grupo que apresenta o maior risco pode ser vacinado antes do final do ano.

No entanto, a vacina ainda não está disponível para o público.

As melhores estimativas são de que ela estará disponível para a maioria dos americanos apenas na primavera do próximo ano (nos EUA, a primavera acontece entre março e maio). Isso significa que não podemos nos vacinar agora, e a vacina, embora promissora, não serão úteis para permitir que nós vejamos nossos amados nessa temporada de feriados.

CNN: E se eu viajar? Preciso fazer quarentena quanto eu voltar?

Wen: De novo, eu não recomendo que você viaje ou veja seus parentes, a menos que seja fora de casa ou todos tenham quarentenados e estejam testados. Se você tiver viajado de avião, no entato, ou ter participado de confraternizações com pessoas que não quarentenaram, você deve quarentenar você mesmo depois de voltar para casa.

Isso deve ser feito porque você certamente não quer disseminar o vírus para a sua família e a sua comunidade. A quarentena é a mesma — 14 dias se possível; senão, 10 dias ou sete com um teste. Isso é muito para se pedir, e uma razão a mais para não viajar nem fazer confraternizações presenciais nesse feriado.

Lembre que o fim disso está próximo. Nós teremos um inverno desafiador para enfrentar, mas podemos fazer isso, nos proteger e proteger as pessoas que amamos. E ajudar a parar o acelerado surto do novo coronavírus ao redor do país.

Mais Recentes da CNN