Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rainha consorte ou só rainha? Coroação de Charles muda título real de Camilla

    Título de rainha Camilla foi utilizado pela primeira vez no convite para a coroação do rei

    A rainha consorte Camilla Parker Bowles
    A rainha consorte Camilla Parker Bowles Yui Mok - WPA Pool/Getty Images

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    Camilla Parker Bowles subiu ao trono do Reino Unido neste sábado (6) ao lado rei Charles III. Entretanto, existe uma dúvida sobre como se referir a ela: rainha reinante ou rainha consorte? A CNN explica a seguir as diferenças.

    Em fevereiro de 2022, durante a comemoração do Jubileu de Platina, que marcou 70 anos do reinado de Elizabeth II, a rainha deu a benção para que Camilla algum dia se tornasse “rainha consorte”.

    Durante seu casamento com Charles, em 2005, Camilla havia deixado claro que pretendia ser conhecida no futuro apenas como “princesa consorte”.

    “Quando, na plenitude dos tempos, meu filho Charles se tornar rei, sei que você dará a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que você deu meu; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte enquanto continua seu próprio serviço leal”, citou Elizabeth II em uma mensagem.

    Em resposta, um porta-voz de Charles e Camilla disse que eles ficaram “tocados e honrados com as palavras de Sua Majestade”.

    Rainha consorte é o título dado à esposa de um rei reinante. Entretanto, mesmo que compartilhe do mesmo status hierárquico do rei dentro da monarquia, Camilla não detém os poderes políticos e militares, ficando com Charles o dever de chefiar o Estado.

    Para se referir às rainhas consortes até hoje foi utilizado apenas o título de rainha acrescido de seu nome.

    Sendo assim, o termo “consorte” não é citado, mesmo que para fins oficiais seja válido. Afinal, o título de rainha é apenas para quem está na linha de sucessão, como era o caso de Elizabeth II.

    Na divulgação do convite da coroação de Charles, no começo de abril deste ano, foi utilizada pela primeira vez o título de rainha Camilla.

    “A coroação é um momento apropriado para começar a usar a ‘Rainha Camilla’ em caráter oficial”, explicou uma fonte real citada pela “PA Media”.

    (Com informações de Léo Lopes, da CNN e da Reuters)