Rainha Elizabeth II faz recepção em residência antes de aniversário de coroação

Monarca se tornará a primeira do Reino Unido a comemorar 70 anos de reinado, no chamado Jubileu de Platina

Rainha Elizabeth II recebeu um buquê com as mesmas flores que estiveram no buquê da sua coroação
Rainha Elizabeth II recebeu um buquê com as mesmas flores que estiveram no buquê da sua coroação Joe Giddens - by WPA Pool/Getty Images

Max FosterLauren Said-Moorhouseda CNN

Ouvir notícia

A rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha marcou a véspera de seu Jubileu de Platina com uma recepção especial na Sandringham House neste sábado (5).

No domingo, a monarca de 95 anos se tornará a primeira na história do Reino Unido a comemorar 70 anos no trono. Um dia antes de atingir o marco histórico, a rainha recebeu membros da comunidade local e grupos de voluntários em sua residência particular em Norfolk, cerca de 160 quilômetros ao norte de Londres.

No evento, ela conversou com a ex-estudante de culinária Angela Wood, que ajudou a desenvolver uma receita intrinsecamente ligada ao início de seu reinado – chamada Coronation Chicken (frango da coroação, em tradução livre).

O prato de frango frio com molho de creme e curry com salada de arroz, ervilhas e ervas misturadas foi inventado para servir aos dignitários estrangeiros no banquete da coroação.

Outros convidados para a casa da monarca incluíam membros do Women’s Institute local, do qual ela é presidente desde 2003, bem como pensionistas do Sandringham Estate e suas famílias, e representantes de instituições de caridade locais, Little Discoverers e West Norfolk Befriending.

A rainha, com vestido cor crepe azul com brocados brancos da marca Angela Kelly, parecia estar de bom humor durante o evento, de acordo com a agência de notícias britânica PA Media. Ela segurava uma bengala de madeira e carregava sua bolsa preta, marca registrada, enquanto alegremente fazia seu caminho entre os convidados.

Depois de cumprimentar os convidados, a rainha cortou um bolo com o emblema do Jubileu de Platina, preparado especialmente para a ocasião. Em sua partida, a monarca recebeu um buquê com flores que faziam parte de seu buquê de coroação em 1953, como o lírio do vale.

Foi a maior reunião da qual a soberana participou desde outubro, quando ela organizou uma recepção para marcar a Cúpula de Investimento Global no Castelo de Windsor.

Dias depois, preocupações com sua saúde foram levantadas depois que ela cancelou abruptamente uma viagem à Irlanda do Norte e passou uma noite no hospital para o que um porta-voz descreveu na época como “investigações preliminares”.

Desde então, ela continua seguindo as orientações de seu médico, realizando tarefas leves remotamente por link de vídeo e telefone e alguns pequenos compromissos pessoais.

A rainha tradicionalmente marca o Dia da Ascensão em 6 de fevereiro fora dos olhos do público em Sandringham, lembrando seu pai, o rei George VI, no aniversário de sua morte.

Uma série de celebrações acontecerá ao longo do ano, culminando em um feriado de quatro dias de grande sucesso em junho, quando a nação pode participar das festividades temáticas do jubileu.

Durante o fim de semana prolongado, faróis serão acesos em todo o Reino Unido, o Palácio de Buckingham sediará um concerto de música, festas de rua estão sendo incentivadas e um concurso reunirá mais de 5.000 pessoas, artistas, trabalhadores-chave e voluntários do Reino Unido e da Comunidade de Nações.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN