Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei Charles III terá o desafio de reformular a monarquia, avalia professor

    À CNN Rádio, Tanguy Baghdadi afirmou que manter a unidade do Reino Unido está entre as questões com as quais o monarca terá de lidar

    O rei Charles III faz um discurso no Westminster Hall no Parlamento em 12 de setembro de 2022 em Londres, Inglaterra.
    O rei Charles III faz um discurso no Westminster Hall no Parlamento em 12 de setembro de 2022 em Londres, Inglaterra. Henry Nicholls - WPA Pool/Getty Images

    Amanda Garciada CNN

    O rei Charles III terá o desafio de “reformar a instituição Família Real e reformular a monarquia”, segundo a análise do professor de relações internacionais Tanguy Baghdadi.

    À CNN Rádio, ele lembrou que Elizabeth II – que terá o seu funeral nesta segunda-feira (19) – ficou 70 anos no poder, em uma “incrível estabilidade.”

    “Ela pegou momentos de turbulência, manteve a unidade nacional, mas o preço foi que a monarquia não se renovou”, disse.

    Para o professor, Charles terá que “repensar o papel da Família Real” e destacou que ainda não é possível saber “qual é a relação que ele, como líder da monarquia, vai ter com os temas da sociedade.”

    Da mesma forma, Tanguy destacou que países como Canadá, Nova Zelândia e Austrália podem querer rever a relação com o Reino Unido, que antes mantinham a unidade “por causa da rainha.”

    Liz Truss

    A primeira-ministra Liz Truss, para Baghdadi, terá um trabalho “muito difícil” pela frente.

    Ele destaca que ela terá que recuperar a confiança do partido Conservador, que passou por “série de crises”, como o Brexit e os escândalos do governo de Boris Johnson.

    “A crise energética também se agravará no inverno, além da posição britânica sobre a Ucrânia, já que é caro manter o apoio”, explicou.

    O professor ainda opinou que Liz Truss tem “tino para fazer tanta polêmica e cometer gafes quanto Boris Johnson”, já que, segundo ele, não prima pela estabilidade.

    *Com produção de Isabel Campos