Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei Salman, da Arábia Saudita, é hospitalizado com inflamação da vesícula

    Monarca de 84 anos passa por exames médicos, segundo informou agência estatal

    Rei Salman da Arábia Saudita
    Rei Salman da Arábia Saudita Foto: Twitter/ King Salman/ Reprodução

    Alaa Swilam e Marwa Rasahd,

    da Reuters

    O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, de 84 anos, foi hospitalizado na capital Riad neste domingo (20), sofrendo de uma inflamação da vesícula biliar, informou a agência de notícias estatal SPA nesta segunda-feira.

    O rei, que governa o maior exportador de petróleo do mundo e próximo aliado dos EUA desde 2015, passa por exames médicos, acrescentou a agência, sem dar detalhes.

    Salman, guardião dos locais mais sagrados do Islã, passou mais de dois anos e meio como príncipe herdeiro e vice-primeiro-ministro saudita a partir de junho de 2012 antes de se tornar rei. Ele também atuou como governador da região de Riad por mais de 50 anos.

    O governante de facto e o próximo na linha do trono é o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, amplamente conhecido por suas iniciais MBS, que lançou reformas para transformar a economia do reino e acabar com seu “vício” no petróleo.

    O príncipe de 34 anos, que é popular entre os jovens sauditas, ganhou elogios internos por flexibilizar as restrições sociais no reino muçulmano conservador, dando mais direitos às mulheres e comprometendo-se a diversificar a economia.

    o controle estatal da mídia e a repressão aos dissidentes no reino dificultam avaliar a extensão do entusiasmo doméstico.