Reino Unido considerará reconhecer Estado palestino para ajudar a acabar com guerra
Secretário de Relações Exteriores britânico afirmou que medida ajudaria a tornar a solução de dois Estados um processo “irreversível”
O Reino Unido irá considerara reconhecer um Estado palestino para ajudar a acabar com a guerra com Israel, disse o secretário de Relações Exteriores do país nesta segunda-feira (30).
David Cameron afirmou durante uma recepção para embaixadores árabes em Londres que a medida ajudaria a tornar a solução de dois Estados um processo “irreversível” para acabar com a guerra, de acordo com a agência de notícias Press Association, do Reino Unido.
Isso acontece após comentários escritos de Cameron no início desta semana, nos quais ele disse: “Devemos dar ao povo da Cisjordânia e de Gaza a perspectiva política de um caminho credível para um Estado palestino e um novo futuro”.
“Isto não está inteiramente no nosso presente. Mas a Grã-Bretanha e os nossos parceiros podem ajudar, confirmando o nosso compromisso com um Estado palestino soberano e viável, e a nossa visão para a sua composição”, escreveu Cameron no domingo (28).
“E, o que é crucial, devemos declarar a nossa intenção clara de conceder reconhecimento, inclusive nas Nações Unidas”, adicionou.
Anteriormente, enquanto os EUA declaravam apoio à solução de dois Estados, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou a ideia da soberania palestina, sugerindo que as necessidades de segurança de Israel seriam incompatíveis com a criação de um Estado palestino.