Reino Unido nunca aceitará anexação de regiões ucranianas ocupadas por Moscou, diz Liz Truss

Nos últimos dias, autoridades apoiadas pelo Kremlin realizaram referendos em Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia sobre a adesão à Rússia

Luke McGee
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, disse que o país "nunca aceitará" quatro regiões ocupadas na Ucrânia  • Reuters
Compartilhar matéria

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, disse que o país "nunca aceitará" quatro regiões ocupadas na Ucrânia como algo que não seja território ucraniano, antes de uma cerimônia do Kremlin durante a qual a Rússia deve anexar formalmente as áreas.

Nos últimos dias, autoridades apoiadas pelo Kremlin realizaram referendos em Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia sobre a adesão à Rússia. Os votos são ilegais sob a lei internacional e foram rejeitados por Kiev e líderes ocidentais como "uma farsa".

"Nunca aceitaremos as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia como algo que não seja território ucraniano", disse Truss em comunicado nesta sexta-feira (30).

"Vladimir Putin, mais uma vez, agiu em violação do direito internacional com claro desrespeito pela vida do povo ucraniano que ele afirma representar."

"O Reino Unido nunca ignorará a vontade soberana dessas pessoas e nunca aceitaremos as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia como algo que não seja território ucraniano."

"Putin não pode alterar as fronteiras internacionais usando força bruta. Vamos garantir que ele perca esta guerra ilegal."

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original