Reino Unido sancionará ministros de Israel, diz jornal

Segundo o Time, Londres se juntará ao Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outras nações no congelamento de bens e proibição de viagens de Ben-Gvir e Bezalel Smotrich

Sachin Ravikumar e Muvija M, da Reuters
Ministro da Segurança de Israel, Itamar Ben-Gvir, no complexo da mesquita de Al-Aqsa, conhecido pelos judeus como Monte do Templo  • , em imagem obtida de vídeo13/08/2024Temple Mount Administration/Divulgação via REUTERS
Compartilhar matéria

O Reino Unido e outros aliados internacionais sancionarão formalmente dois ministros israelenses de extrema-direita, Itamar Ben-Gvir e Bezalel Smotrich, após sua conduta na guerra em Gaza, informou o jornal Times nesta terça-feira (10).

Londres se juntará ao Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outras nações no congelamento de bens e na imposição de proibições de viagem ao ministro da Segurança Nacional de Israel, Ben-Gvir — um colono da Cisjordânia — e ao ministro das Finanças, Smotrich.

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a reportagem.

O Reino Unido, assim como outros países europeus, vem aumentando a pressão sobre o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para encerrar o bloqueio à ajuda humanitária a Gaza, onde especialistas internacionais alertam para a iminência da fome.

No mês passado, Londres suspendeu as negociações de livre comércio com Israel por adotar “políticas atrozes” na Cisjordânia e em Gaza ocupadas, convocou seu embaixador e anunciou novas sanções contra os colonos da Cisjordânia.

O ministro das Relações Exteriores, David Lammy, que chamou a recente ofensiva israelense de “uma nova fase sombria neste conflito”, já havia condenado os comentários de Smotrich sobre a possível limpeza e destruição de Gaza e a realocação de seus moradores para terceiros países.