Relação entre Brasil e EUA não pode continuar assim, diz Lula à CNN

Presidente concedeu entrevista exclusiva à âncora Christiane Amanpour

Leticia Martins, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou à CNN, que está aberto a negociar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele reiterou ainda que a relação entre o país norte-americano e o Brasil "não pode continuar assim".

"Se o presidente Trump estiver disposto a levar a sério as negociações em andamento entre o Brasil e os EUA, estarei aberto a negociar o que for necessário. Mas o importante é que a relação entre os dois países não pode continuar assim”, disse Lula em entrevista exclusiva à âncora da CNN Internacional Christiane Amanpour.

A fala acontece após a decisão unilateral dos Estados Unidos de taxar em 50% os produtos brasileiros.

A imposição da sobretaxa acontece a partir de 1º de agosto, segundo Donald Trump, presidente americano.

Lula mencionou ainda que deseja ter uma "boa relação" com Trump, mas que reiterou que ele "precisa respeitar a soberania" brasileira.

"Este é um país que merece respeito. E o presidente Trump precisa respeitar a soberania deste país. A soberania da Suprema Corte, a soberania do corpo Legislativo, do Poder Executivo, assim como eu respeito a soberania dos Estados Unidos", disse o presidente brasileiro.

O mercado dos EUA o é o segundo principal destino das vendas externas do Brasil, atrás apenas da China, com o petróleo tendo maior participação em receitas nas vendas para os americanos.