Reunião com Ucrânia foi a mais produtiva até agora, diz secretário dos EUA

Marco Rubio se reuniu com autoridades ucranianas em Genebra neste domingo (23)

Betsy Klein, da CNN
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio  • 04/09/2025Jacquelyn Martin/Pool via REUTERS
Compartilhar matéria

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, demonstrou otimismo após o que descreveu como discussões produtivas entre autoridades dos Estados Unidos e da Ucrânia em Genebra neste domingo (23).

“Na minha visão pessoal, tivemos provavelmente a reunião mais produtiva e significativa de todo esse processo, desde que começamos a participar dele”, disse Rubio a repórteres na Suíça.

Rubio classificou o plano de paz de 28 pontos proposto pelo governo de Donald Trump como “um trabalho muito bem feito” e afirmou que ele foi “construído com base nas contribuições de todas as partes relevantes envolvidas”.

A proposta tem sido criticada tanto por republicanos quanto por democratas por suas concessões à Rússia.

Segundo um rascunho do plano, as propostas preveem que Kiev ceda territórios à Rússia, abra mão de qualquer ambição de entrar na Otan (aliança militar entre os EUA e a Europa) e limite o tamanho de seu exército.

Rubio afirmou que autoridades americanas e ucranianas estão agora se reunindo separadamente para trabalhar em alguns ajustes no plano, com a expectativa de “reduzir ainda mais as diferenças”.

Em última análise, acrescentou o secretário, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, precisarão aprovar o plano. Rubio disse sentir-se “muito confortável de que isso vai acontecer, dado o progresso que fizemos”.

A Rússia também terá de dar seu aval ao acordo.

Rubio afirmou que haverá novas atualizações ainda neste domingo (23).