Rubens Barbosa: Questão dos EUA com a Venezuela é mais complicada do que parece

Para o Especialista CNN Rubens Barbosa, optar pela compra do petróleo venezuelano é uma decisão muito difícil para o governo americano

Raphael Buenoda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

De acordo com o Especialista CNN em relações internacionais Rubens Barbosa, a substituição do petróleo russo pelo petróleo venezuelano não é uma questão tão simples para os Estados Unidos.

Com as sanções contra o petróleo russo impostas por Washington, o governo norte-americano negocia com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a compra de petróleo do país sul-americano. Caracas havia rompido relações com a Casa Branca em 2019 após a tentativa frustrada de derrubar o governo.

“A curto prazo não haveria nem condições técnicas de aumentar a produção da Venezuela dada a condição da PDVSA, companhia de petróleo do país, sem investimento e sem amparo técnico. Então, não é tão fácil a substituição [do petróleo russo] pelo petróleo da Venezuela”, afirmou o Barbosa.

Sobre a situação do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, Rubens Barbosa comentou sobre as dificuldades para chegar a um acordo de entre as partes.

“Neste momento, acho muito difícil haver algum entendimento dada a rigidez das posições”, concluiu.

Veja mais no vídeo acima

Mais Recentes da CNN