Rubio e chanceler russo se reúnem em meio à tensão entre Trump e Putin

Secretário de Estado reiterou apelos do presidente americano por diálogo construtivo

Jennifer Hansler
Marco Rubio fala após reunião com Sergei Lavrov na Arábia Saudita. Encontro marca primeiro esforço entre EUA e Rússia para acabar com guerra na Ucrânia.  • Reprodução/Reuters
Compartilhar matéria

O secretário de Estado dos EUA Marco Rubio conversou com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em meio à crescente frustração do presidente Donald Trump em relação ao presidente Vladimir Putin.

De acordo com um comunicado do Departamento de Estado, Rubio “reiterou os apelos do presidente Trump por um diálogo construtivo e de boa fé com a Ucrânia como o único caminho para encerrar esta guerra.”

Ele também “recebeu com satisfação a troca de ‘1.000 por 1.000’ prisioneiros entre Rússia e Ucrânia no fim de semana,” segundo o comunicado.

Trump disse hoje que “saberia em cerca de duas semanas” se a Rússia está realmente disposta a negociar um fim para a guerra. Moscou ainda não apresentou o esboço com seus termos para um cessar-fogo, conforme prometido.

A Rússia também informou hoje que outra rodada de negociações com a Ucrânia será realizada em Istambul na próxima semana.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original