Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rubio visitará América Central em primeira viagem como diplomata dos EUA

    Visita ocorre em meio ao endurecimento de políticas migratórias pelo presidente Donald Trump

    Jennifer Hanslerda CNN

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, viajará para a América Central em sua primeira viagem como o principal diplomata americano.

    Rubio deve ir no final da próxima semana para o Panamá, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e República Dominicana, de acordo com a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.

    A viagem ocorre em meio ao endurecimento de políticas migratórias pelo presidente Donald Trump e à promulgação de uma série de medidas para reprimir a entrada de imigrantes, incluindo o envio de milhares de tropas adicionais para a fronteira sul dos EUA.

    Trump também expressou interesse em retomar o controle do Canal do Panamá.

    Bruce destacou que é importante para Rubio que a primeira viagem dele como secretário de Estado seja para a América Central – o que deve enviar um sinal sobre as prioridades da administração.

    A questão da imigração, continuou Bruce, é “imperativa” e também está conectada a “todas às outras questões que estamos enfrentando e que todos os outros países enfrentam, que são segurança e prosperidade econômica”.

    “Você quer que as pessoas possam viver no próprio país e estejam seguras, e não tenham que fugir para outro”, ela ressaltou.

    “Se vamos estar seguros, prósperos e em boa forma, temos que visar nossos vizinhos. E, no mundo de hoje, é certamente a América do Sul e Central”, acrescentou Bruce.

    Dezenas de milhares de imigrantes dos três países do Triângulo Norte que Rubio planeja visitar — Guatemala, El Salvador e Honduras — tentam entrar nos EUA por ano. No entanto, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras, o número de pessoas desses três países na fronteira caiu em 2024.

    Marco Rubio provavelmente discutirá a Região de Darién nas reuniões no Panamá. A rota entre a América Central e a América do Sul apresentou um aumento de imigrantes. Em 2024, os governos dos EUA e do Panamá assinaram um acordo com o objetivo de impedir a passagem de imigrantes sem documentação legal nessa região.

    Rubio também deve discutir questões econômicas como outra prioridade da viagem. Não está claro se ele planeja levantar a questão do controle do Canal do Panamá. Na quarta-feira (22), o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, disse que tudo o que Trump declarou sobre o Canal do Panamá é “falso”.

    “O Canal do Panamá é do país do Panamá”, frisou. “Não é um presente”.

    *Priscilla Alvarez, da CNN, contribuiu com esta matéria

    Veja imagens da posse de Donald Trump:

    Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato

    Tópicos