Rússia acusa G7 de "bombardear" Trump com ideias prejudiciais em cúpula

Alto funcionário do Kremlin reconheceu que, mesmo assim, presidente dos EUA é um líder forte e vai se manter fiel às próprias noções

Da Reuters
Compartilhar matéria

Um assessor de alto escalão do Kremlin afirmou nesta quinta-feira (18) que os líderes europeus provavelmente incutiram ideias prejudiciais em Donald Trump durante a cúpula do G7 desta semana, mas que o presidente dos EUA é um líder forte que se mantém fiel às suas próprias ideias.

Trump disse que a Rússia deveria fazer as pazes com a Ucrânia após uma reunião “muito boa” com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na terça-feira (16), em comentários que despertaram um otimismo cauteloso entre os líderes do G7 de que um acordo de paz poderia ser alcançado.

O assessor de política externa do Kremlin Yuri Ushakov disse nesta quinta-feira (18) que acreditava que Trump havia sido mal informado sobre a situação na Ucrânia durante a cúpula e que Moscou ainda espera a visita dos enviados de Trump, Steve Witkoff e Jared Kushner — embora ainda não tenha sido definida uma data para isso.

“Pode-se presumir que Trump foi bombardeado com... ideias prejudiciais. Entendemos que os europeus estão exercendo uma influência contraproducente aqui”, declarou Ushakov à TV estatal russa.

“Trump é um político forte e mantém suas opiniões. Ele comentou sobre algumas coisas e guardou outras para si mesmo. Vamos ver como as coisas se desenvolvem”, disse ele.

Zelensky e seus aliados europeus deixaram claro para Trump que acreditam que a situação da Ucrânia no campo de batalha melhorou graças às incursões de drones em território russo. Ushakov disse que isso era “categoricamente falso”.