Rússia acusa Ucrânia de matar pelo menos oito civis em ataques com drones

Ofensiva atingiu refinaria e armazém da varejista online russa Ozon

Felix Light, Alexandra Hudson e Emelia Sithole-Matarise, da Reuters
Compartilhar matéria

Drones ucranianos mataram pelo menos oito civis em uma onda de ataques à Rússia durante a noite, atingindo também um depósito da varejista online Ozon e uma instalação industrial na região de Samara, informaram autoridades regionais russas neste sábado (22).

Os ataques ocorreram depois que pelo menos 16 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas na sexta-feira (21), quando vários drones russos atingiram um shopping center no centro da Ucrânia.

Em uma publicação no Telegram, o governador de Samara, Vyacheslav Fedorishchev, disse que uma idosa morreu em um ataque à cidade de Novokuibyshevsk, o qual, segundo ele, causou danos a instalações industriais. As forças armadas da Ucrânia afirmaram ter atingido a refinaria de petróleo da cidade, provocando um incêndio.

A Ozon, segunda maior varejista online da Rússia, informou em comunicado no Telegram que as operações em seu centro logístico na região de Samara, na cidade de Chapayevsk, foram interrompidas após o ataque, que também deixou feridos.

Este é o primeiro ataque contra a Ozon, após semanas de investidas com drones contra sua rival maior, a Wildberries — ações que a Ucrânia descreve como parte de uma campanha mais ampla contra a infraestrutura econômica que sustenta a guerra russa.

Em outra frente, na região russa de Krasnodar, no sul, o governador Veniamin Kondratyev relatou a morte de três pessoas — duas delas crianças — e ferimentos em outro adulto durante um ataque à cidade portuária de Yeysk, no Mar de Azov. Ele informou que um incêndio começou em uma instalação não especificada no porto da cidade.

O governador da região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, disse que duas pessoas morreram e 13 ficaram feridas em ataques ucranianos. Em Bryansk, outra região fronteiriça, quatro pessoas ficaram feridas, segundo o governador local.

Em Luhansk, província do leste da Ucrânia quase totalmente controlada pela Rússia, o governador nomeado por Moscou, Leonid Pasechnik, afirmou que dois civis — incluindo um adolescente de 16 anos — morreram e outras nove pessoas ficaram feridas.

O Ministério da Defesa da Rússia informou ter abatido um total de 457 drones ucranianos durante a noite.

A Rússia está intensificando sua guerra aérea contra a Ucrânia, enquanto os combates em solo se arrastam rumo à marca de quatro anos e meio de conflito. A Ucrânia também intensificou seus próprios ataques contra a Rússia, visando instalações petrolíferas e infraestrutura logística na tentativa de minar a capacidade de Moscou de travar a guerra.