Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia afirma ter frustrado “ofensiva em larga escala” ucraniana em Donetsk

    "O inimigo falhou em atingir seus objetivos e não teve sucesso", disse comunicado do Ministério da Defesa da Rússia sobre ataque no domingo (4)

    Josh Penningtonda CNN

    O Ministério da Defesa da Rússia afirmou no domingo (4) que repeliu uma “ofensiva em larga escala” das forças ucranianas na linha de frente na região leste de Donetsk.

    O ataque no sul da região envolveu tropas ucranianas, tanques, veículos de combate de infantaria e veículos blindados de combate, segundo um comunicado do ministério.

    “O objetivo do inimigo era romper nossa defesa no que eles consideram a área mais vulnerável da linha de frente. O inimigo falhou em atingir seus objetivos e não teve sucesso”, disse o comunicado do Ministério da Defesa da Rússia.

    A CNN não pôde confirmar de forma independente os detalhes deste ataque.

    O relatório do Ministério da Defesa da Rússia surge em meio a especulações de que a tão esperada contraofensiva da Ucrânia, que parecia iminente há semanas, poderia ser lançada nos próximos dias.

    Apesar dos sinais claros de que a contraofensiva está chegando, as autoridades ucranianas não forneceram nenhuma data específica para quando ela começará.

    Donetsk e a vizinha Luhansk compõem a região de Donbas da Ucrânia, um centro industrial quando separatistas apoiados pela Rússia tomaram o controle de dois territórios e declararam repúblicas separatistas em 2014.

    Mapa da fronteira da Ucrânia com a Rússia. / Hnerik Pettersson/CNN

    Pouco antes da invasão em grande escala em fevereiro de 2022, o presidente russo Vladimir Putin reconheceu os dois territórios separatistas como estados independentes, ordenando o envio de tropas russas para lá, desafiando o direito internacional.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original