Rússia alerta que testará armas nucleares caso outra potência faça o mesmo

Segundo o líder russo, Moscou viu sinais de que um país não identificado estava se preparando para realizar testes nucleares

Da Reuters
Vladimir Putin diz que vai testar armas nucleares caso outra potência também o fizer durante durante uma conferência no sul da Rússia
Vladimir Putin diz que vai testar armas nucleares caso outra potência também o fizer durante durante uma conferência no sul da Rússia  • RUSSIAN POOL
Compartilhar matéria

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (2), durante uma conferência no sul da Rússia, que o país realizaria um teste nuclear se outra potência que possua os mesmos recursos o fizesse.

Putin também disse que Moscou havia visto sinais de que um país não identificado estava se preparando para realizar tais testes.

Durante a conferência, o líder russo repetiu sua oferta aos EUA de renovar o acordo de armas nucleares que deve expirar no ano que vem, se Washington fizer o mesmo.

Assinado pelos presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev em 2010, o tratado limita o número de ogivas nucleares estratégicas que os EUA e a Rússia podem implantar.

Cada um está limitado a, no máximo, 1.550 ogivas e a um máximo de 700 mísseis e bombardeiros de longo alcance para lançá-las.

Putin, que disse que o diálogo com os Estados Unidos continua complicado e acrescentou que um dos fatores que devem ser levados em consideração em quaisquer novas negociações sobre controle de armas é o fato de a Rússia possuir um novo míssil, o complexo Oreshnik.