Rússia anuncia cessar-fogo de três dias na Ucrânia a partir de 8 de maio

Segundo declaração do governo russo, trégua temporária é devido a feriados públicos

Da CNN
Compartilhar matéria

O governo russo anunciou nesta segunda-feira (28) um cessar-fogo temporário entre os dias 8 e 11 de maio devido a feriados públicos, pedindo que Kiev faça o mesmo.

A trégua serve para marcar o 80º aniversário da vitória da União Soviética e seus aliados na Segunda Guerra Mundial.

A Rússia afirmou que o cessar-fogo de 72 horas vigoraria do início de 8 de maio ao final de 10 de maio, e a Rússia pediu à Ucrânia que também se juntasse a ele.

Em caso de violações por parte da Ucrânia, as Forças Armadas russas dariam uma "resposta adequada e eficaz", afirmou o comunicado.

O país também declarou mais uma vez a prontidão para negociações de paz sem pré-condições.

A CNN está entrando em contato com o governo ucraniano para obter uma resposta.

Estados Unidos se pronuncia

Ainda nesta segunda-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, comentou que o presidente dos EUA, Donald Trump, quer ver um cessar-fogo permanente para pôr fim à guerra da Rússia na Ucrânia.

Leavitt disse aos repórteres que Trump estava cada vez mais frustrado com o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, e que os dois precisavam se sentar à mesa de negociações para acabar com a guerra.

Ela comentou que Putin ofereceu um cessar-fogo temporário nesta segunda-feira (28), mas reiterou que o presidente dos EUA deixou claro que estava buscando um cessar-fogo permanente.

*Com informações da Reuters