Rússia anuncia teste de míssil balístico intercontinental  

Informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa, que anunciou sucesso da operação; ogiva atingiu um alvo no campo de tiro de Sary Shagan, no Cazaquistão, ao sul do território russo 

Rússia usou um míssil hipersônico avançado pela primeira vez em um ataque recente, afirma a Ucrânia
Míssil partiu do sudeste da Rússia e atingiu o Cazaquistão  • Russian Defence Ministry Press Office/TASS
Compartilhar matéria

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou o teste de um míssil balístico intercontinental da área de teste de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, situada cerca de 1,5 mil quilômetros a Sudeste da capital russa, Moscou.

O objetivo do lançamento, segundo o governo russo, era testar equipamentos de combate promissores para mísseis balísticos intercontinentais. O ministério acrescentou, segundo a agência russa Tass, que “o lançamento permitiu provar que as (…) soluções usadas no desenvolvimento de novos complexos de mísseis estratégicos estão corretas”. 

“Em 11 de abril de 2023, a tripulação de combate das Tropas de Mísseis Estratégicos lançou com sucesso o míssil balístico intercontinental do sistema de mísseis móveis terrestres do Campo de Treinamento Multisserviço Central do Estado Kapustin Yar na região de Astrakhan”, disse o relatório. 

A ogiva atingiu o alvo hipotético no campo de testes Sary-Shagan no Cazaquistão com a precisão especificada, de acordo com o relatório. "O lançamento despachou totalmente sua missão", disse o Ministério da Defesa.

(Publicado por Fábio Nascimento. Com informações das agências Reuters e Tass)