Rússia divulga vídeo de exercícios nucleares; assista

Teste de armas incluíram lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais, capazes de atingir os Estados Unidos

Da Reuters
Compartilhar matéria

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (22) a realização de um grande exercício de treinamento envolvendo armas nucleares. O aviso veio um dia após os Estados Unidos adiarem os planos para uma segunda cúpula entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump.

O Kremlin divulgou um vídeo mostrando o general Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior, relatando a Putin os exercícios. A operação incluiu lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais, capazes de atingir os Estados Unidos.

Em momentos-chave da guerra na Ucrânia, Putin lembrou o poderio nuclear da Rússia como um sinal de alerta para a Ucrânia e seus aliados no Ocidente. Esse mês, a Otan, a aliança militar ocidental, também realizou exercícios no mesmo estilo.

Preparativos para nova reunião Trump-Putin

Putin e Trump conversaram na semana passada e concordaram em realizar uma cúpula na Hungria, que, segundo o Kremlin, poderia ocorrer dentro de algumas semanas.

Mas, após um telefonema na segunda-feira (20) entre os principais diplomatas dos dois países, a Casa Branca informou  que Trump não tinha planos de se encontrar com Putin "no futuro imediato".

Trump explicou que não quer desperdiçar uma reunião – algo que Moscou também afirma que quer evitar.

Autoridades russas disseram, no entanto, que os preparativos para a cúpula continuam.

"As datas ainda não foram definidas, mas uma preparação completa é necessária antes disso, e isso leva tempo", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

O adiamento ocorreu depois que a Rússia reiterou aos EUA seus termos anteriores para chegar a um acordo de paz com a Ucrânia, incluindo o controle completo de toda a região sudeste de Donbass, disseram três fontes à agência de notícias Reuters.