Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia diz que Ucrânia atingiu usina nuclear novamente; Kiev nega ataque

    Segundo russos, drone caiu em centro de treinamento, mas não feriu ninguém

    Militar russo monta guarda em posto de controle perto da usina nuclear de Zaporizhzhia
    Militar russo monta guarda em posto de controle perto da usina nuclear de Zaporizhzhia 15/06/2023REUTERS/Alexander Ermochenko

    Da Reuters

    A Rússia afirmou nesta terça-feira (9) que a Ucrânia atacou com um drone, pelo terceiro dia, a usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pelos russos. Autoridades ucranianas negaram que Kiev tenha relação com os ataques.

    A Ucrânia negou que esteja por trás de uma série de ataques com drones contra a usina nos últimos três dias, incluindo três no domingo que, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), colocaram em risco a segurança nuclear.

    “O singular centro de treinamento da usina nuclear de Zaporizhzhia foi atacado”, disse a usina, controlada pelos russos, em um comunicado.

    O drone caiu no teto do centro de treinamento, afirmou. Ninguém ficou ferido.

    O Kremlin disse que os ataques com drones contra a usina nuclear foram realizados pela Ucrânia e afirmou que eram muito perigosos, com possíveis consequências extremamente graves.

    Segundo a inteligência militar ucraniana, Kiev não participa de ações contra instalações nucleares.

    “A posição da Ucrânia é clara e inequívoca: não cometemos nenhuma ação ou provocação militares contra instalações nucleares”, disse Andriy Yusov, porta-voz da inteligência militar da Ucrânia, em uma emissora nacional de televisão.

    O Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia enfatizou o ponto, dizendo que a Rússia era a “única fonte de ameaça” à usina de Zaporizhzhia.