Rússia “esqueceu todas as lições da Segunda Guerra Mundial”, diz Zelensky

Comentário foi feito após falas do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante entrevista coletiva em Kiev
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante entrevista coletiva em Kiev 26/04/2022 REUTERS/Valentyn Ogirenko

Mitchell McCluskeyda CNN

Ouvir notícia

A Rússia “esqueceu todas as lições da Segunda Guerra Mundial”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um discurso noturno nesta segunda-feira (2), após comentários do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, no domingo, alegando que Adolf Hitler tinha “sangue judeu” e que “os mais fervorosos antissemitas são geralmente judaicos”.

“Essa investida antissemita de seu ministro significa que a Rússia esqueceu todas as lições da Segunda Guerra Mundial. Ou talvez eles nunca tenham estudado essas lições”, disse Zelensky.

Os comentários de Lavrov também provocaram uma resposta furiosa de Israel, com o ministro das Relações Exteriores israelenses, Yair Lapid, que classificou as declarações de “imperdoáveis ​​​​e ultrajantes”, acrescentando que “os judeus não se mataram no Holocausto“.

“Claro, há um grande escândalo em Israel hoje em relação a essas declarações. No entanto, ninguém ouve desculpas de Moscou, só silêncio”, disse Zelensky.

“Como isso pode ser aqui na véspera do aniversário da vitória sobre o nazismo? Essas palavras significam que o principal diplomata da Rússia está culpando o povo judeu pelos crimes nazistas. Sem palavras”, disse Zelensky.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN