Rússia está fornecendo drones para Coreia do Norte, diz Ucrânia
Conselheiro de Zelensky afirmou que Pyongyang está recebendo auxílio de Moscou para desenvolvimento de mísseis

Um alto conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (1°) que a Rússia está fornecendo tecnologia para drones de ataque à Coreia do Norte e auxiliando na sua produção.
"Vemos a Rússia transferindo tecnologia de drones kamikaze do tipo Shahed-136 para Pyongyang (capital da Coreia do Norte), auxiliando no estabelecimento de linhas de produção e participando de intercâmbios para o desenvolvimento de mísseis", disse Andriy Yermak, chefe de gabinete de Zelensky, nas redes sociais.
No início do mês, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reafirmou o "apoio incondicional" de Pyongyang a todas as ações tomadas pela liderança russa na guerra da Ucrânia.
Kim fez o comentário durante um encontro com o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov. A relação entre os dois países foi descrita por Lavrov como "uma irmandade de combate invencível".
A Rússia expressou sua firme oposição a qualquer tentativa de prejudicar a segurança nacional e soberania da Coreia do Norte e, segundo Lavrov, trabalha para fortalecer a parceria estratégica com o aliado.
Os países também prometeram cooperação para garantir a integridade territorial mútua.


