Rússia fará de tudo para evitar guerra nuclear, diz chanceler no Rio de Janeiro

Declaração acontece após presidente Vladimir Putin atualizar doutrina de uso de armas nucleares do país

Da Reuters
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante reunião do G20, no Rio de Janeiro  • 18/11/2024 Ministério das Relações Exteriores da Rússia/Divulgação via REUTERS
Compartilhar matéria

A Rússia fará tudo que for possível para evitar uma guerra nuclear, disse o Ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov nesta terça-feira (19).

Lavrov disse a repórteres no Rio de Janeiro, onde participa da Cúpula do G20, que as armas nucleares atuam como um elemento dissuasório de guerras nucleares.

"Somos fortemente a favor de fazer tudo para não permitir que uma guerra nuclear aconteça. Fomos nós que primeiro, durante os tempos da União Soviética, sugerimos aos Estados Unidos, e o presidente Gorbachev e o presidente Reagan fizeram uma declaração conjunta de que uma guerra nuclear nunca pode ser vencida e nunca deve ser iniciada", destacou o chanceler

O presidente Vladimir Putin atualizou neste terça a doutrina de uso de armas nucleares da Rússia, enquanto Moscou afirma que a Ucrânia disparou mísseis ATACMS de fabricação dos EUA contra o oeste da Rússia.

"A atualização da doutrina militar não acrescenta nada que o Ocidente não saiba e não acrescenta nada que seja diferente, deixe-me colocar desta forma, dos documentos doutrinários americanos sobre o que fazer com armas nucleares", ponderou Lavrov.

"Estamos convencidos de que a arma nuclear é, antes de tudo, uma arma para restringir, para impedir qualquer guerra nuclear", adicionou.