Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia faz teste de submarino nuclear e lança míssil intercontinental

    Míssil atingiu um alvo a milhares de quilômetros de distância, na península de Kamchatka, no Extremo Oriente russo

    Cruzador de mísseis estratégicos da classe Borei está equipado com 16 mísseis Bulava
    Cruzador de mísseis estratégicos da classe Borei está equipado com 16 mísseis Bulava Reprodução/Reuters

    Lidia Kellyda Reuters

    Ouvir notícia

    O novo submarino nuclear da Rússia, chamado de Imperador Alexander III, realizou um teste de lançamento bem-sucedido do míssil balístico Bulava, projetado para transportar ogivas nucleares, disse o Ministério da Defesa russo neste domingo (5).

    “O disparo de um míssil balístico é o elemento final dos testes estatais, após os quais será tomada a decisão de aceitar o cruzador na Marinha”, explicou o Ministério da Defesa.

    O presidente Vladimir Putin tem pressionado a Rússia a manter a sua dissuasão nuclear para combater o que chama de crescentes ameaças à segurança, à medida que os laços entre Moscou e o Ocidente atingem níveis mínimos devido à guerra contra os ucranianos.

    O míssil intercontinental, lançado de uma posição subaquática no Mar Branco, na costa norte da Rússia, atingiu um alvo a milhares de quilômetros de distância, na península de Kamchatka, no Extremo Oriente russo.

    O ministério não informou quando o teste ocorreu.

    O cruzador de mísseis estratégicos da classe Borei está equipado com 16 mísseis Bulava e modernas armas de torpedo.

    Putin participou de uma cerimônia em dezembro que colocou o Imperador Alexandre III em uso, disse a agência de notícias estatal TASS.

    A Marinha tem três submarinos nucleares da classe Borei em serviço – um está concluindo testes e outros três estão em construção.

    O míssil Bulava de 12 metros, que tem um alcance estimado em cerca de 8.000 km e pode transportar até seis ogivas nucleares, se tornou o principal elemento da parte naval da tríade nuclear da Rússia.

    Leia Mais: Confusão em aeroporto deixa 20 feridos na Rússia

    Tópicos

    Tópicos

    Mais Recentes da CNN