Rússia propõe à Ucrânia data e local para negociação de paz, diz autoridade

Chefe da delegação russa afirmou que aguarda resposta e que está pronto para se reunir com homólogo ucraniano

Da Reuters
Membros das Forças Armadas ucranianas realizam exercícios militares na região de Kharkiv.  • Reuters/Vyacheslav Madiyevskyy
Compartilhar matéria

A Rússia propôs realizar a próxima rodada de negociações de paz com a Ucrânia em 2 de junho, em Istambul, na Turquia, afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov, nesta quarta-feira (28).

"A parte russa, conforme acordado, elaborou prontamente um memorando relevante, que define nossa posição sobre todos os aspectos para superar de forma confiável as causas profundas da crise", afirmou.

A delegação russa, liderada por Vladimir Medinskiy, está pronta para apresentar o memorando à parte ucraniana e prestar os esclarecimentos necessários durante a segunda rodada de negociações diretas, que seriam retomadas em Istambul na próxima segunda-feira, acrescentou Lavrov.

Medinsky havia dito anteriormente que ligou para o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, nesta quarta, com as propostas de data e local da próxima reunião.

"Permitam-me enfatizar: estamos prontos para iniciar uma discussão essencial e substantiva sobre cada um dos pontos do acordo global sobre um possível cessar-fogo", comentou.

Separadamente, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que ficou acordado que os dois países preparariam documentos sobre "modalidades de acordo e cessar-fogo" e discutiriam e trocariam os arquivos na próxima rodada de negociações.

Delegados dos países se reuniram no início deste mês em Istambul pela primeira vez desde março de 2022, um mês após a Rússia enviar tropas para o país vizinho.

As negociações não chegaram a um acordo para um cessar-fogo.