Rússia quer que conflito na Ucrânia termine o mais rápido possível, diz Lavrov no Brasil

Em entrevista à imprensa, ministro das Relações Exteriores da Rússia agradeceu ao Brasil por sua "compreensão da origem da situação na Ucrânia"

Kevin Liffey, da Reuters
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fala à imprensa  • Maxim Shipenkov/Pool via Reuters
Compartilhar matéria

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta segunda-feira (17), durante visita ao Brasil, que Moscou deseja que o conflito na Ucrânia termine o mais rápido possível.

Em entrevista à imprensa com seu colega brasileiro Mauro Vieira, Lavrov agradeceu ao Brasil por sua "compreensão da origem da situação na Ucrânia" e disse que a Rússia tem "interesse" em que o conflito termine o mais rápido possível.

A Rússia disse repetidamente que qualquer solução para o conflito deve reconhecer as "realidades" de sua anexação unilateral de quatro províncias ucranianas, que suas Forças Armadas controlam parcialmente.

A Rússia diz que foi forçada a intervir na Ucrânia em fevereiro do ano passado para defender os falantes de russo da perseguição e impedir que o Ocidente usasse a Ucrânia para ameaçar a segurança da Rússia.

Kiev e o Ocidente dizem que esses são pretextos infundados para uma guerra de conquista na qual milhares foram mortos e cidades ucranianas foram devastadas.

(Edição: Jan Harvey)