Saiba o que aconteceu horas antes de Trump anunciar extensão do cessar-fogo

Prazo foi prorrogado um dia antes do vencimento, sob condição do Irã apresentar uma proposta unificada para o fim do conflito

Catherine Nicholls, da CNN
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a extensão do cessar-fogo com o Irã na noite de terça-feira (21), um dia antes do prazo expirar. Ele afirmou que a medida continuará até que Teerã apresente uma "proposta unificada" para encerrar o conflito permanentemente.

Uma possível segunda rodada de negociações entre os países também estava prevista para esta semana, mas o Irã não se comprometeu a viajar ao Paquistão para as negociações, e os EUA acabaram cancelando-as.

Ainda não está claro se o Irã ou Israel, aliado dos Estados Unidos na guerra, concordariam com a prorrogação.

O líder dos EUA declarou em um comunicado nas redes sociais que Washington concordou com um pedido de mediadores paquistaneses "para suspender nosso ataque ao Irã até que seus líderes e representantes cheguem a uma proposta unificada... e as discussões sejam concluídas, de uma forma ou de outra".

Não houve resposta imediata de autoridades iranianas de alto escalão sobre a declaração do presidente, nesta quarta-feira, embora algumas reações iniciais de Teerã sugerissem que os comentários do americano estavam sendo recebidos com ceticismo.

Relembre o que aconteceu nas horas antes do anúncio de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira (21) que esperava continuar bombardeando o Irã caso um cessar-fogo não fosse alcançado até o final da tarde, acrescentando que não desejava estender o prazo do cessar-fogo.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, deveria partir para as negociações em Islamabad, capital do Paquistão, na manhã de ontem, mas, à tarde, fontes disseram à CNN que não estava claro se ele ainda viajaria para lá.

O parlamentar iraniano Ahmad Naderi afirmou, na mesma época, que nenhuma equipe de negociação iraniana havia viajado ao Paquistão e que Teerã “não negociará até que a questão do bloqueio naval seja resolvida”.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, também declarou que a hesitação de Teerã em participar das negociações não se devia à indecisão, mas ao que ele descreveu como sinais e ações contraditórios de Washington.

Na noite de terça-feira (21), um funcionário da Casa Branca disse à CNN que a viagem de Vance havia sido cancelada.

Após Trump estender o cessar-fogo, um assessor do presidente do Parlamento iraniano afirmou que a prorrogação "não significa nada", classificando-a como uma "manobra para ganhar tempo para um ataque surpresa".

O enviado do Irã às Nações Unidas afirmou acreditar que as negociações ocorrerão assim que os EUA encerrarem o bloqueio aos portos iranianos.

Fontes familiarizadas com o assunto também disseram que o bloqueio contribuiu para a incerteza que paira sobre as negociações.

inglês