Saiba o que é Astroworld; festival de Travis Scott que deixou oito pessoas mortas

Festival emitiu um comunicado no Instagram na manhã de ontem dizendo: "Nossos corações estão com a família do festival Astroworld esta noite - especialmente aqueles que perdemos e seus entes queridos"

Tragédia ocorreu durante o show do rapper Travis Scott
Tragédia ocorreu durante o show do rapper Travis Scott Reprodução/Instagram

Hannah Ryanda CNN

Estados Unidos

Ouvir notícia

Pelo menos oito pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas depois que uma multidão avançou enquanto o rapper Travis Scott estava no palco do Astroworld Festival em Houston, na noite da última sexta-feira (5).

O incidente ocorreu quando a multidão subiu em direção ao palco, esmagando aqueles na frente que não conseguiram escapar, disse o chefe dos bombeiros Sam Peña à CNN, na manhã de sábado (6). Isso gerou pânico e a situação piorou e sobrecarregou o pessoal de segurança de lá, disse ele.

“Nossos corações estão com a família do festival Astroworld esta noite – especialmente aqueles que perdemos e seus entes queridos”, disse o festival pelo Instagram. “Estamos focados em apoiar as autoridades locais da maneira que pudermos. Com isso em mente, o festival não será mais realizado no sábado [..] Obrigado aos nossos parceiros do Departamento de Polícia de Houston, Corpo de Bombeiros e NRG Park por sua resposta e apoio”.

Aqui está o que você precisa saber sobre Astroworld e Travis Scott:

Quem é Travis Scott?

Travis Scott é um rapper, cantor e produtor musical de 30 anos de Houston, cidade do Texas, nos Estados Unidos. Ele é mais conhecido por seu álbum “Astroworld” de 2018 – que deu o nome ao festival. O artista popular já colaborou com outros rappers, como Drake , Young Thug e outros. Ele tem um filho com Kylie Jenner, que está grávida novamente do rapper.

O que é Astroworld?

Astroworld é um festival de música fundado pelo rapper e realizado em Houston, no antigo local do Six Flags Astroworld – este ano é sua terceira edição, já que foi cancelado no ano passado devido à pandemia de Covid-19. O festival foi lançado pela primeira vez por Scott em 2018, mesmo ano em que o álbum foi lançado, e a formação original consistia em artistas como Post Malone, Metro Boomin, Lil Wayne, o próprio Scott e outros.

A versão 2019 do festival veio com uma programação expandida, incluiu mais gêneros como reggaeton e hard rock, e foi encabeçada por artistas como Gucci Mane, Rosalia, Migos, Pharrell Williams e Megan thee Stallion.

Após o cancelamento do evento de 2020, Scott colaborou com a produtora Epic Games para fornecer um evento virtual temático do Astroworld no videogame “Fortnite“.

O evento de 2021 teve o tema: “Abra seus olhos para um universo totalmente novo”, que “trará de volta o espírito amado e a nostalgia do lendário e agora extinto parque de diversões – AstroWorld – que Scott visitou inúmeras vezes quando era criança “, informa um comunicado sobre o festival de outubro.

Uma parte da receita do Astroworld deveria ser doada ao parceiro de caridade oficial do festival, a Fundação Cactus Jack, fundada por Scott para “capacitar e enriquecer as vidas dos jovens, fornecendo acesso à educação e recursos criativos para garantir a longo prazo sucesso.”

Por que Houston?

Houston é a cidade natal de Scott e é onde o parque de diversões Six Flags Astroworld está localizado, que fechou em 2005, e Scott nomeou seu terceiro álbum.

Programação do festival:

A line-up incluia SZA, Tame Impala, Bad Bunny, Earth, Wind & Fire, 21 Savage, Baby Keem, Chief Keef, Master P, BIA, Don Toliver, Young Thug e mais.

Em 2019, havia 50 mil participantes no Astroworld e 100 mil ingressos foram colocados à venda para o festival de 2021 – os ingressos deste ano se esgotaram 30 minutos após o lançamento. Em anos anteriores, o festival era um evento de um dia, e a versão 2021 deveria ocorrer entre sexta-feira (5) e ontem (6).

Já houve problemas com Astroworld antes?

Três pessoas foram pisoteadas e hospitalizadas em novembro de 2019 enquanto milhares corriam para entrar no Astroworld Festival. Todos foram enviados ao hospital com ferimentos nas pernas e o evento continuou conforme planejado.

Mais Recentes da CNN