Saiba quem é a brasileira desaparecida em Israel após os ataques do Hamas

Karla Stelzer está desaparecida; Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, outros brasileiros na lista, tiveram morte confirmada

Tiago Tortella e Letícia Cassiano, da CNN, São Paulo
Karla Stelzer, brasileira desaparecida em Israel após ataques do Hamas
Karla Stelzer, brasileira desaparecida em Israel após ataques do Hamas  • Reprodução/Facebook
Compartilhar matéria

Há uma brasileira desaparecida em Israel após os ataques do grupo radical islâmico Hamas. Conforme apurou a CNN, Karla Stelzer está sendo procurada após um ataque em uma rave.

Na noite de segunda-feira (9), um brasileiro que estava na lista de desaparecidos, Ranani Nidejelski Glazer, teve sua morte confirmada.

No início da tarde desta terça-feira (10), foi confirmada a morte de Bruna Valeanu, outra brasileira que estava sendo procurada.

Os três estariam em uma festa de música eletrônica no sul de Israel, quando teve início a ofensiva do Hamas. Um quarto brasileiro ficou ferido, mas já foi liberado.

Veja também -- À CNN, namorada de brasileiro desaparecido em Israel relata pânico em meio a ataques

Karla Stelzer

Karla Stelzer, brasileira desaparecida em Israel após ataques do Hamas
Karla Stelzer, brasileira desaparecida em Israel após ataques do Hamas

A brasileira desaparecida é a carioca Karla Stelzer, de 41 anos, que mora em Israel há 11, na cidade Bet Ezra, Hadarom.

O Itamaraty não divulga o nome dos desaparecidos, mas, conforme apurou a CNN, Karla estava em um festival de música que foi atacado pelo Hamas.

À CNN, um amigo da brasileira informou que ela tem um filho que também mora em Israel.

Ele relatou o que seria o último áudio enviado por Karla a uma amiga. Na mensagem, ela teria dito que estava junto a pelo menos outras três pessoas.

No início, ainda segundo a descrição, ela disse ter achado que os foguetes eram fogos de artifício da festa, e afirmaram que estavam fugindo do local.

A mãe de Karla, Regina Stelzer, também confirmou nas redes sociais o desaparecimento da filha, e disse que ela estava acompanhada do namorado, o israelense Gabriel Azulay, que também está desaparecido.

Famílias confirma mortes de outros brasileiros

Ranani Nidejelski Glazer

Ranani Nidejelski Glazer, brasileiro desaparecido em Israel após ataques do Hamas / Reprodução/Redes sociais
Ranani Nidejelski Glazer, brasileiro desaparecido em Israel após ataques do Hamas / Reprodução/Redes sociais

Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos, também havia desaparecido após o Hamas atacar uma rave -- festa de música eletrônica -- que ele estava com a namorada.

Na noite de segunda-feira (9), a família de Ranani informou à CNN que o corpo do jovem foi encontrado, e que o pai fez o reconhecimento. O Itamaraty confirmou a morte nesta terça (10).

O jovem chegou a postar em uma rede social sobre o bombardeio em um bunker. Ranani vivia em Israel há aproximadamente sete anos, e residia em Tel Aviv.

VÍDEO -- Brasileiro que participava de rave em Israel está desaparecido após bombardeios do Hamas

Ele havia terminado recentemente o tempo de serviço militar, obrigatório no país, e trabalhava como entregador.

Ranani nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e trabalhou anteriormente como editor de vídeos e designer de propagandas animadas.

A namorada do jovem, Rafaela Treistman, que estava com ele durante o ataque, relatou em entrevista exclusiva à CNN os momentos de pânico.

“Eu não lembro direito das coisas. Sei que em uma hora ele estava comigo, estávamos em um canto, abraçados, e em outra hora ele não estava mais. Eu estava tão desorientada que perguntava para uma menina que estava do meu lado ‘Ranani, é você?’. E ela não respondia”, conta.

Bruna Valeanu

Bruna Valeanu, brasileira desaparecida em Israel após ataques do Hamas / Reprodução/Redes sociais
Bruna Valeanu, brasileira desaparecida em Israel após ataques do Hamas / Reprodução/Redes sociais

Bruna Valeanu, de 24 anos, nasceu no Rio de Janeiro e morava em Petah Tikva, tendo se mudado para Israel em 2015. Ela frequentou a escola TTH Barilan, no Brasil.

A família confirmou a morte da jovem no início da tarde desta terça-feira (10). A irmã de Bruna, Florica Valeanu, disse à CNN que o Exército israelense foi até sua casa nesta terça e informou que o corpo de Bruna foi encontrado.

Bruna estudava Comunicação e Sociologia/Antropologia na Universidade de Tel Aviv. Em uma publicação, a jovem havia dito que estava desenvolvendo habilidades em marketing e redes sociais.

Ela também foi instrutora de tiro das Forças de Defesa de Israel durante dois anos, entre 2018 e 2020.

Trabalhou também com vendas em uma empresa de seguros de Israel.

*Com informações de Duda Cambraia e João Victor Azevedo, da CNN