Se EUA querem petróleo da Venezuela, terão que pagar, diz vice de Maduro
Delcy Rodríguez afirmou que soberania nacional não está em discussão e qualquer acesso aos combustíveis fósseis do país deverá ser feito por meio de canais comerciais legais e justos

A vice de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez, afirmou, na quinta-feira (18), que, "se o governo dos Estados Unidos quer o petróleo e gás da Venezuela, ele precisa pagar por isso e deve fazer bem suas contas".
A declaração aconteceu em Caracas, no Complexo La Campiña, edifício-sede da petroleira estatal venezuelana PDVSA (Petróleos de Venezuela).
A vice-presidente executiva e ministra de Hidrocarbonetos disse que a soberania nacional não está em discussão e que qualquer acesso aos combustíveis fósseis do país deverá ser feito por meio de canais comerciais legais e justos.
A manifestação ocorre após o presidente americano Donald Trump determinar um bloqueio "total e completo" de todos os navios petroleiros que entram e saem da Venezuela. Ele também alegou que a Venezuela se apropriou ilegalmente de petróleo americano, em aparente referência às expropriações de empresas americanas promovidas por Caracas.
Delcy Rodríguez comparou a atual situação no país com a ditadura de Juan Vicente Gómez, época em que, afirma a vice, "potências estrangeiras extraíam petróleo bruto sem pagar royalties ou impostos".
“Dizem que o petróleo lhes pertence porque tiveram governos subservientes e fantoches que lhes entregaram os recursos, mas encontraram o presidente Chávez, que tinha uma política energética soberana”, declarou.
Trump diz que não descarta guerra com a Venezuela, durante entrevista
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ainda considera a possibilidade de guerra com a Venezuela, segundo entrevista concedida à NBC News e publicada pelo veículo nesta sexta-feira (19).
"Não descarto essa possibilidade, não", declarou ele à NBC News em entrevista por telefone.
Trump também afirmou que haverá novas apreensões de petroleiros perto das águas venezuelanas, segundo a entrevista. Os EUA apreenderam um petroleiro sujeito a sanções na costa da Venezuela na semana passada.
"Se eles forem tolos o suficiente para continuar navegando, vão acabar voltando para um dos nossos portos", continuou ele à NBC News.


