Segurança para o Hanukkah é reforçada pelo mundo após ataque na Austrália

Grandes cidades como Berlim, Londres e Nova York reforçaram a segurança em torno de eventos de Hanukkah

Reuters
Compartilhar matéria

Grandes cidades como Berlim, Londres e Nova York reforçaram a segurança em torno de eventos de Hanukkah neste domingo (14), após o ataque a uma celebração do feriado judaico na praia de Bondi, em Sydney, Austrália.

A polícia de Berlim informou que está intensificando as medidas de segurança em torno do Portão de Brandemburgo, na capital alemã, onde uma grande menorá elétrica está sendo acesa para marcar a primeira noite de Hanukkah.

"Já tínhamos planejado há muito tempo uma segurança abrangente para o evento de Hanukkah desta noite no Portão de Brandemburgo. À luz dos acontecimentos em Sydney, intensificaremos ainda mais nossas medidas e manteremos uma forte presença policial no local", disse um porta-voz à emissora X.

Enquanto isso, o prefeito de Nova York, Eric Adams, disse no X que medidas de segurança adicionais estavam sendo tomadas para as celebrações de Hanukkah e para as sinagogas na cidade de Nova York, e que na principal sinagoga, a segurança armada foi dobrada para o evento da noite de domingo.

"Continuaremos a garantir que a comunidade judaica possa celebrar o feriado em segurança — inclusive nas cerimônias públicas de acendimento da Menorá por toda a cidade. Oremos pelos feridos e nos unamos contra o ódio", disse Adams.

O evento no Portão de Brandemburgo, em Berlim, também incluirá uma oração pelas vítimas do tiroteio na praia de Bondi, em Sydney, que deixou pelo menos 16 mortos no que as autoridades australianas descreveram como um ataque antissemita direcionado.

A Alemanha há muito tempo segue uma política de responsabilidade especial para com os judeus e para com Israel, conhecida como Staatsraeson, devido ao legado do Holocausto nazista.

Medidas de segurança em sinagogas e outras instituições judaicas são comuns em Berlim, mas um porta-voz da polícia afirmou que elas serão reforçadas durante o período de Hanukkah.

A Polícia Metropolitana de Londres afirmou ter reforçado a segurança, mas não quis dar detalhes.

"Embora não haja informações que sugiram qualquer ligação entre o ataque em Sydney e o nível de ameaça em Londres, nesta manhã estamos reforçando nossa presença policial, realizando patrulhas comunitárias adicionais e interagindo com a comunidade judaica para entender o que mais podemos fazer nas próximas horas e dias", afirmou em comunicado.

O ministro do Interior francês, Laurent Núñez, pediu às autoridades locais que reforcem a segurança em torno dos locais de culto judaicos durante o período de 14 a 22 de dezembro, disse um porta-voz do ministro.

Nunez pediu um aumento no destacamento das forças de segurança, com especial atenção aos serviços religiosos e às reuniões que atraem grandes multidões, principalmente quando ocorrem em espaços públicos, acrescentou o porta-voz.

Tópicos