"Sempre trabalhei e agora tenho que pedir ajuda": um relato da guerra em Odessa

Repórter da CNN testemunha vida na região sul da Ucrânia atacada por tropas russas

Moradores de Odessa estão tentando encontrar um pouco de normalidade enquanto a ameaça de um ataque russo do Mar Negro paira sobre a cidade do sul da Ucrânia.

"É a nossa casa. E nós podemos viver uma vida normal. Mas apenas por enquanto. Não sabemos o que vai ser amanhã ou em uma semana", disse o estudante de direito Taimur Kravchenko a Ed Lavandera, da CNN, enquanto tomava um café com seus amigos em um mercado.

Mas o centro da cidade está cheio de barricadas antitanque como maneira de se fortalecer contra uma invasão, e ucranianos deslocados de áreas que viram os piores combates fugiram para a cidade em busca de comida e abrigo.

Olga Petkovich, seu marido e seus seis filhos fugiram de sua aldeia através de uma floresta para escapar dos bombardeios. Soldados russos invadiram sua casa e levaram tudo, de acordo com seu marido.

"Quando chegamos aqui, os voluntários nos disseram para dizer o que precisávamos, mas tenho vergonha.

Trabalhei toda a minha vida e nunca pedi nada a ninguém. Agora tenho que pedir", disse ela, com lágrimas brotando em seu olhos.

Sua filha enxugou as lágrimas e perguntou: "Mãe, por que você está chorando?"

"Porque eles estavam nos bombardeando tudo", respondeu Petkovich.