Sob pressão da China, Taiwan prevê aumento bilionário em gastos com defesa

Recentemente, Pequim aumentou a pressão política e militar para retomar o controle sob a ilha

Da Reuters
Tanques de Taiwan em Hsinchu 31/10/2025  • REUTERS/Yi-Chin Lee
Compartilhar matéria

Taiwan apresentará um orçamento suplementar de defesa de US$ 40 bilhões para enfatizar sua determinação em se defender diante da crescente ameaça da China, disse o presidente Lai Ching-te nesta quarta-feira (26).

A China, que considera Taiwan, democraticamente governada, como seu próprio território, aumentou a pressão militar e política nos últimos cinco anos para fazer valer suas reivindicações, que Taipé rejeita veementemente.

Mais cedo, o porta-voz do governo chinês afirmou que o pais "esmagará toda interferência estrangeira".

Enquanto Taiwan enfrenta os apelos de Washington para gastar mais em sua própria defesa, refletindo a pressão dos EUA sobre a Europa, Lai disse em agosto que esperava um aumento nos gastos com defesa para 5% do produto interno bruto até 2030.

Ao revelar o pacote de T$1,25 trilhão (US$39,89 bilhões), Lai disse que a história provou que tentar fazer concessões diante da agressão não trouxe nada além de "escravidão".

"Não há espaço para concessões em relação à segurança nacional", afirmou ele em uma coletiva de imprensa no gabinete presidencial.

"Soberania nacional e os valores fundamentais da liberdade e da democracia são a base de nossa nação."

O ministro da Defesa de Taiwan, Wellington Koo, disse que o orçamento, que será executado de 2026 a 2033, cobrirá itens como mísseis e drones, bem como o novo sistema de defesa aérea "T-Domo".